terça-feira, 12 de outubro de 2010

Programa

História dos Meios de Comunicação
Objectivos:
Reflexão em torno da genealogia de estruturas histórico-comunicacionais, das respectivas mediações simbólicas e tecnológicas e do campo dos media.
 Análise de contextos, práticas, regularidades, arquivos, das condições de produção histórica do real comunicacional e da lei dos sistemas que orientam o aparecimento de enunciados como acontecimentos singulares.

Na abordagem dos diferentes tempos históricos, procura-se problematizar a emergência de campos de mediação, designadamente a partir da interpretação das grandes mutações e na configuração das diferentes estruturas comunicacionais, tecnológicas e simbólicas.



Programa

1. Introdução à disciplina: programa, bibliografia e sistema de avaliação.
Os Media e os seus contextos.
Questões introdutórias sobre a História dos Meios de Comunicação.
O jornalista, o historiador e os media

2. História, tempo e media
A história, o historiador e os mass media
O regresso do acontecimento
O acontecimento e o historiador do presente

3. Para uma sociologia histórica das práticas culturais
Documento/monumento
História, escrita de ficção
Para uma epistemologia da história dos media - de McLuhan a Foucault

4. Meios de comunicação de massa não verbal.
Do grafismo e da oralidade às primeiras escritas.
A função política da escrita.
A escrita, a memória e o arquivo.

 5. O aparecimento da imprensa e suas repercussões
As comunicações na Idade Média.
A universidade medieval e o desenvolvimento da imprensa.
As repercussões da Imprensa: a afirmação dos Estados nacionais e o centralismo; individualismo e uniformização; o triunfo do vernáculo; o alargamento da escolarização; o novo conceito de biblioteca; a emergência da ciência moderna; a fragmentação dos saberes; a explosão da informação.

 6. O desenvolvimento tecnológico dos séculos XIX e XX
Rádio e propaganda.
A génese do cinema
Do mudo ao sonoro: A convergência de dois sentidos
Televisão e audiências.

 7. Os media electrónicos na sociedade pós-industrial
Modelos e profecias da Aldeia Global: McLuhan
Internet e redes sociais

Avaliação:
1 teste a realizar dia 5 de Janeiro - 40%
1 recensão (ficha de leitura) a entregar até à última aula de Dezembro - 40%
Leitura e análise de jornais - 20%

Textos (escolher um para a recensão):
Dos excessos da TV generalista: Retratos da informação semanal emitida em horário nobre, Felisbela Lopes

Estudos sobre programação televisiva: os programas de informação e os conteúdos para a infância
Felisbela Lopes e Sara Pereira

O Panorama Audiovisual Português. O passado recente e o futuro próximo, Felisbela Lopes http://www.bocc.ubi.pt/pag/lopes-felisbela-panorama-audiovisual-portugues-2000.pdf

Serviço Público de Televisão: a crise, a identidade e os desafios, Felisbela Lopes

Televisão Digital e Interactiva: o desafio de adequar a oferta às necessidades e preferências dos utilizadores, Célia Quico

Blogues regionais como espaços de cidadania e participação, Catarina Rodrigues

Experiências de rádio produzidas para e por jovens: o panorama português das rádios universitárias, Paula Cordeiro

A cobertura imagética da Guerra do Golfo na imprensa portuguesa, Jorge Pedro Sousa

A Internet como factor de mudança no jornalismo, Nélia Del Bianco

A presença do YouTube nos media – Razões e consequências, Catarina Rodrigues

As mutações do Jornalismo Profissional no Novo Ambiente dos Mass Media, Sara Meireles Graça
Da Caixa Mágica à Caixa de Pandora - Repensar os poderes e os Limites da TV. O Caso da SIC Notícias, Ana Isabel Costa Martins

Diários portugueses: que espaço para o cidadão comum?, Jorge Pedro Sousa


Bibliografia

ALVAREZ, Jesus Timoteo
Historia y modelos de la communication en el siglo XX, Ariel Comunicacion, 1986.

BRETON, Philippe e Proulx, Serge. A Explosão da Comunicação. Lisboa: Bizâncio.
BRIGGS, Asa e Burke, Peter (2005). A Social History of the Media – From Gutenberg to the Internet. Cambridge: Polity Press.

CÁDIMA, Francisco Rui
- Crise e Crítica do Sistema de Media, Lisboa: Formalpress/Media XXI, 2009.
-A Crise do Audiovisual Europeu – 20 anos de políticas europeias em análise, Lisboa: Formalpress/Media XXI, 2007.
-A Televisão Light Rumo ao Digital, Lisboa: Formalpress/Media XXI, 2006.
-História e Crítica da Comunicação, Século XXI, Lisboa (2ª edição), 2002.
-Desafios dos Novos Media, Editorial Notícias, Lisboa (2ª edição), 2001.
-O Fenómeno Televisivo, Círculo de Leitores, Lisboa, 1995.


FOUCAULT, Michel
-A Arqueologia do Saber, São Paulo, Vozes, 1971.

FRANCO, Graça
A Censura à Imprensa (1820-1974), IN-CM, Lisboa, 1993.

GOODY, Jack
A Lógica da Escrita e a Organização da Sociedade, Edições 70, 1987.

HABERMAS, Jurgen
Historia y critica de la opinión publica, Gustavo Gili, Barcelona, 1981.


JEANNENEY, Jean–Noël
-Uma História da Comunicação Social, Terramar, Lisboa, 1996.

LeGOFF, Jacques
«Documento-Monumento», Enc. Einaudi, IN-CM, Lisboa, 1984.
Reflexões sobre a História, Edições 70, Lisboa, s/d.


McLUHAN, Marshall
-A Galáxia de Gutenberg, CEN, 1977.

MESQUITA, Mário
O Quarto Equívoco. O poder dos media na sociedade contemporânea. Coimbra: Minerva, 2003.

PRIOR, Markus
Post-Broadcasting Democracy.
How Media Choice Increases Inequality in Political Involvement and Polarizes Elections, NY: Cambridge University Press, 2007.

STARR, Paul
The Creation of the Media - Political origins of modern communications.
NY: Basic Books, 2004

TENGARRINHA, José
-História da Imprensa Periódica Portuguesa, Editorial Caminho, 1989.
WILLIAMS, Raymond
-Historia de la Comunicacion, Bosch, Barcelona, 1992.

WINSTON, Brian (1998). Media Technology and Society – A History: From the Telegraph to the Internet. Londres/Nova Iorque: Routledge.







1 comentário:

Carlos Bessa disse...

Ajuda para o trabalho de hoje:

http://www.jornaiserevistas.com/index.php?catid=0&id=22

Tem ainda um serviço de noticias diário que não experimentei ainda.

Carlos Bessa