quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Homem baleado por polícia após assaltos

Um homem, de 42 anos, foi baleado por um elemento da PSP, depois de ter cometido dois assaltos, ao final da tarde desta terça-feira, na Póvoa de Varzim. Foi transportado para o Hospital de Braga em estado grave.

Tudo começou num stande nas imediações do supermercado Pingo Doce, em Argivai, na Póvoa de Varzim, pelas 18.30 horas, onde o indivíduo roubou 30 euros sob ameaça de arma. Pouco depois, roubou uma viatura por carjacking no parque de estacionamento do referido supermercado.

O assaltante acabaria por ser perseguido por um agente à civil da PSP que seguia na viatura particular e, alguns metros à frente, já na Avenida 25 de Abril, após deixar o carro ir abaixo, efectuou dois disparos. O polícia ripostou e acabou por atingi-lo na cabeça. O ferido ficou com uma bala alojada no maxilar.

A Polícia Judiciária esteve no local a recolher vestígios e a fazer peritagens.

ORIGEM: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Policia/Interior.aspx?content_id=1784938

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Estudo publicado na Science afirma que em 2007 o mundo podia armazenar 295 exabytes de informação

O cálculo foi feito por dois cientistas que publicaram os resultados na revista Science.(Martin Hilbert e Priscila López)
......."Há 25 anos, a informação armazenada no mundo era de 2,6 exabytes. Passou para 15,8 em 1993, para 54,5 em 2000 e alcançou os 295 exabytes em 2007. Ou seja, 295 milhões de milhões de milhões de bytes. O equivalente a uma coluna de CD-ROM (cada um com 1,2 milímetros de grossura) tão alta que chega à Lua e faz mais um quarto do caminho. Ou a mesma quantidade de informação que cobriria toda a superfície da China por uma camada de três livros de grossura. Estes números mostram porque é que estamos a atravessar uma revolução".....

“O carro mudou a sociedade completamente, ou a electricidade. A cada 40, 50 ou 60 anos, existe algo que cresce mais rápido do que o resto, e neste momento é a informação”, disse Hilbert, à BBC News.

"Em 2002 o mundo entrou na era digital: nesse ano passou a haver mais capacidade de armazenamento em formato digital do que analógico. Entre 2000 e 2007 a informação guardada analogicamente, em cassetes de vídeo, fotografia, vinis, passou de 75 por cento para seis por cento em 2007.

Em 2007, os discos rígidos perfaziam 52 por cento da capacidade de armazenamento e a informação armazenável em dispositivos ópticos era de 28 por cento. Ao pé deste volume, o que se guarda nos livros é mínimo. Entre 1986 e 2007 a percentagem de informação guardada em papel desceu de 0,33 para 0,007 por cento. Mesmo assim o papel não é menos raro em termos absolutos. A informação em papel passou de 8,7 para 19,4 milhões de gigabytes nestes 21 anos.

Para chegarem a estes resultados os dois cientistas tiveram em conta a quantidade de informação guardada em 60 tecnologias analógicas e digitais durante os 21 anos. Consideraram vinis, microchips, discos rígidos, chapas de raio-x, cartões de crédito"...

Foto de afegã que teve nariz arrancado pelo marido é premiada

O concurso World Press Photo premiou na sua 54ª edição a fotografia tirada pela repórter fotográfica Jodi Beiber a Aisha, uma mulher afegã, vítima dos Taliban, a quem foi mutilado o nariz e parte da orelha e que fez capa da revista Time, em agosto passado.

Para além de ter ganho o grande prémio deste concurso internacional, o retrato de Bibi Aisha valeu ainda o prémio na categoria de Retrato.

"Esta pode ser uma daquelas fotografias - e nós temos talvez umas 10 durante a nossa vida - em que quando alguém diz sabes aquela fotografia com a rapariga....´e sabemos de imediato sobre qual estamos a falar", considerou David Burnett, presidente do júri do World Press Photo.

"É uma imagem extraordinária, uma fotografia diferente e assustadora. É muito para alem desta mulher em particular, mas sobre o estatuto das mulheres no mundo", adianta outro elemento do júri citado em comunicado oficial da WPP.

Aisha foi oferecida a um marido violento como forma de paga de uma divida de família Devido aos maus tratos tentou fugir de novo para casa. Como castigo o regime Taliban determinou que deveria ser desfigurada desta maneira.

Acabou por ser encontrada e ajudada por uma equipa norte-americana de cirurgiões que a levaram para os EUA para ser alvo de cirurgia reconstrutiva. Quando fez a capa para a Time tinha 18 anos.

A 54ª edição do World Press Photo 2010 premiou 56 fotógrafos, de 26 nacionalidades, em nove categorias diferentes. A edição deste ano bateu o recorde de participação, com 108059 fotografias, de 5847 fotógrafos, de 125 países diferentes a serem submetidos a concurso


noticia do site : http://www.boasnoticias.pt/index.aspx?p=MenuDetail&MenuId=5441&ParentId=22

sábado, 5 de fevereiro de 2011

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

AVISO

Os alunos que tiveram nota final  de 8 valores devem apresentar-se a oral no dia 11 de Fevereiro, às 12h, na ULP.