quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

uma geração sem saída?

"Um em cada dez licenciados abandona o país. É o retrato de uma geração sem saída...No actual cenário de crise, os jovens são os mais prejudicados pela extinção de postos de trabalho e, entre eles, os que investiram na formação académica são exactamente os que se deparam com mais portas fechadas."


Esta artigo foi publicado no Jornal Público no dia da Greve Geral. Vale a pena ler e reflectir sobre ele, principalmente nós, estudantes e futuros licenciados.


Podem consultar seguindo este link: http://www.publico.pt/Sociedade/portugal-esta-a-deixar-cair-a-geracao-mais-qualificada_1467864?p=1



Clara Pereira

2 comentários:

josé ferreira disse...

Clara tem toda a razão de ser este realce. Por vezes é um assunto de que não se fala, quase com um medo de tocar uma verdade que não se quer combater. Não basta formar pessoas com competências para exercer profissões, são necessários postos de trabalho e a crise não ajuda. Que saídas?É preciso começar já, agora, que a aprendizagem se inicia, a ponderar e a cativar o mercado para estabelecer parcerias de estágios e colocação rápida em contexto laborar.
Quanto aos dez por cento que na notícia se anunciam como licenciados exportados, não acho excessivo e até me parece salutar, porque permite uma maior interacção internacional e contribui para uma afirmação positiva do país através de mão de obra preparada com formação superior. Há que também interrogar quantos dos 10% não desejaram trabalhar no estrangeiro e conseguiram cumprir o sonho. Temos que analisar que com os programas Erasmus também há muitos estrangeiros que vieram trabalhar para Portugal. Será que não haverá dez por cento dos nossos colegas que perante a hipótese de um emprego melhor remunerado e mais desafiador não estariam dispostos a fazer as malas e partir à aventura?
A Europa,principalmente, com a melhoria de acessibilidades e faclidades da era digital é um mercado alvo na expressão futura do estudante universitário.

Carla Silva disse...

Vale a pena pensar melhor sobre isto, pois hoje em dia o mercado de trabalho está cheio e cada vez à mais estudantes a licencia-se todos os anos e a não ter a possibilidade de trabalhar na sua área, tendo então de trabalhar, por exemplo, em supermercados, cafés ou lojas de roupa para ganhar algum para as suas despesas do dia-a-dia. É por estas razões, e outras, que muitos procuram trabalho noutros países pois lá fora à mais possibilidades de emprego e os salários são maiores.