sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O cérebro de um adulto muda tanto como o de uma criança, quando aprende a ler

"Cientistas e voluntários portugueses participaram num estudo internacional inédito sobre os efeitos da leitura no córtex cerebral, comparando analfabetos, leitores e ex-iletrados."

3 comentários:

Victor Hugo disse...

Sou um pouco céptico em relação ás opiniões dos cientistas, o que sempre ouvi falar (documentários, revistas) é que o córtex cerebral de um adolescente não está totalmente desenvolvido, dando a eles, uma percepção irreal dos acontecimentos, córtex esse, que é responsável pelas suas decisões e opiniões. Parte da atitude rebelde de um adolescente deve-se a esse simples facto, nada mais, acabam por não lobrigar os perigos, fazendo deles uns “outsiders”, ícones da libertação juvenil em relação ao conservadorismo dos adultos. Por outras palavras, o adulto pondera bem e executa, enquanto o adolescente só executa.

Link disse...

Hugo, se me permite,se é "um pouco céptico em relação às opiniões dos cientistas" o que é que está a fazer na universidade?:) Claro que a ciência não é perfeita mas temos que lhe dar algum crédito.
Dê um desconto à ciência e sobre este tema leia os livros do neurocientista português António Damásio;) Mas não deixe de se questionar nem de questionar o que o rodeia.

Rita disse...

Esta notícia revela o que muita gente nao acha ser possivel.
Infelizmente a nossa sociedade ainda tem um pensamento retrógrado e defende que a idade para estudar ou aprender a ler, por exemplo, não vai além dos 30 anos, alegando "a cabeça já não é o que era" o que, tendo em conta esta notícia, está completamente errado.
Hugo: Aprender a ponderar, racionalizar só com o tempo.A maturidade conquista-se, aprende-se!
Rita CCC