http://www.ionline.pt/conteudo/87800-mulheres-egipcias-ja-podem-conduzir-taxis-no-cairo- Mulheres egípcias já podem conduzir táxis no Cairo
Pela primeira vez no Cairo, as mulheres foram autorizadas a conduzir táxis. Enas Hamman, de 36 anos, é umas das poucas habilitadas a fazê-lo.
“As mulheres, sobretudo, levantam-me o polegar, sorriem e dão – me força. Às vezes até aplaudem”, disse Enas.
Só há poucos meses é que começaram a surgir anúncios a pedir mulheres para este trabalho, e foi precisamente num desses anúncios que esta mulher, divorciada e mãe de dois filhos, encontrou esta oportunidade.
Segundo Emad Abdel Rahman, director-geral da empresa de táxis, em 2006 tentou contratar condutoras, “mas sem qualquer êxito”. Em 2009, apresentaram-se na sua empresa 70 candidatas, embora hoje só trabalhem dez mulheres dentro de um universo de 700 homens.
Rahman disse que esta ideia surgiu depois de a empresa ter começado a receber vários “pedidos de mães, esposas e pais cujas filhas ou mulheres precisavam de uma táxi e epediam exclusivamente condutoras”.
No entanto, a lei do tráfego no Cairo é limitadora. As mulheres egípcias estão proibidas de conduzir táxis a partir das sete da tarde, pelo que embora seja uma profissão que já pode ser exercida por mulheres ainda há muito caminho a percorrer.
Como refere Hamman, “é um esforço que servirá a outras mulheres para que tenhamos um futuro mais fácil”.
Pastor evangélico julgado em Gaia por tráfico de urânio
O pastor evangélico Leonel Ferreira, fundador da Igreja Kharisma e da Samaritanos, uma instituição privada de solidariedade social, está a ser julgado no Tribunal de Gaia por peculato e por detenção de substância proibida devido ao seu alegado envolvimento no tráfico de urânio 235.
A investigação do pastor iniciou-se há nove anos, na sequência da detenção, em Paris, França, de três indivíduos (um francês e dois naturais dos Camarões) na posse de uma amostra de 467, 69 miligramas daquela substância radioactiva adquirida na Roménia e proveniente da Rússia, susceptível de ser usada no fabrico das chamadas "bombas sujas".
Anteontem, na primeira sessão do julgamento, o arguido remeteu-se ao silêncio, não manifestando a intenção de, por enquanto, contestar as acusações por que está pronunciado.
As investigações em Portugal detectaram indícios de contactos e de deslocações do pastor evangélico Leonel Ferreira à Roménia e com alguns dos detidos na operação que se saldou na detenção dos três indivíduos em Paris.
A análise da facturação detalhada feita pelos investigadores da Polícia Judiciária revela ainda, segundo a pronúncia, a realização de 221 chamadas telefónicas para um dos detidos, Raymond Loebe, e de 188 para um indivíduo de nacionalidade romena, nos anos de 2000 e de 2001.
Foram ainda detectadas várias transferências de dinheiro para Raymond Loebe, algumas delas após a sua detenção. Investigadores da PJ fotografaram e controlaram o levantamento de 30 mil euros numa dependência bancária em Gaia, que terão sido entregues pelo pastor ao advogado de Loebe.
Na sequência destas investigações, a PJ detectou ainda alegadas irregularidades na gestão da Samaritanos, instituição que, entre 2000 e 2003, recolheu donativos no montante superior a seis milhões de euros, dos quais 1,1 milhões de euros terão sido pagos a duas empresas criadas pelo arguido para prestarem quase exclusivamente serviços àquela instituição. Além disso, a Samaritanos terá celebrado protocolos com juntas de freguesia a quem cobrou avultadas somas por "cabazes" de alimentos que lhe foram doados gratuitamente.
Milhares de estudantes britânicos protestam contra o aumento das propinas
Milhares de estudantes britânicos saíram à rua em Londres para protestar contra o aumento dos custos de entrada na universidade e alguns invadiram a sede do Partido Conservador. É a manifestação mais importante desde a entrada em funções do primeiro-ministro David Cameron, em Maio.
ADSE passa a ser um sistema voluntário e vai limitar número de actos médicos ... A partir de Janeiro do próximo ano, o sistema de saúde dos funcionários públicos deixará de ser obrigatório e passará a ser voluntário.
Metro do Porto testa nova linha de Gondomar A Linha de Gondomar (linha F), desde o Estádio do Dragão até Fânzeres, está quase concluída e hoje, quarta-feira, fizeram-se os primeiros testes em cima dos carris. O JN foi acompanhar o Metro desde a estação de Contumil até Rio Tinto. A linha, com sete quilómetros e dez novas estações, estará activa no início de 2011.
Universitário de Vila Real morre em acidente Um estudante da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro morreu esta noite vítima de um despiste de automóvel perto de Bujões, no concelho de Vila Real, disse à agência Lusa fonte dos bombeiros. Os bombeiros tiveram que desencarcerar a vítima, um jovem de 26 anos, natural de Canelas e estudante de Economia da UTAD, que acabou por falecer na unidade de Vila Real, do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro. O acidente resultou do despiste da viatura conduzida pela vítima, que acabou por cair numa ravina e embater contra um pinheiro. No espaço de um mês este é o segundo acidente de viação a vitimar alunos da UTAD. A 9 de Outubro, ao quilómetro 93 do Itinerário Principal 4 (IP4), uma colisão entre um ligeiro e um mini autocarro provocou quatro mortos, três dos quais eram alunos polacos, que estudavam na UTAD ao abrigo do programa Erasmus.
Fachadas renovadas para atrair moradores Recuperam fachadas e zonas comuns em poucos meses, mantendo a traça original. As obras no interior das casas ficam a cargo dos compradores. A estratégia, importada de Espanha, está a ser utilizada na reabilitação de edifícios degradados no Porto. A mais recente aquisição aconteceu há duas semanas. O edifício, que fica situado na esquina da Rua de Sá da Bandeira com a Rua Fernandes Tomás e começará a ser reabilitado no início de 2011. "A nossa actividade consiste em fazer a reabilitação das partes comuns de cada edifício que compramos, como fachadas, coberturas, saneamento, redes eléctricas e canalizações. Depois, cada fracção é vendida, cabendo ao comprador fazer as obras no seu interior ", explicou Cristóvão Santos, responsável da empresa no Porto. Na cidade do Porto, segundo dados de 2008, só nas quatro freguesias do Centro Histórico existiam 649 imóveis em mau estado e 78 em ruína. Vários imóveis estão a ser reconvertidos em hotéis, mas a ambição passa, também, por atrair moradores para o centro da cidade. Um objectivo reiterado pela Câmara do Porto e pela Sociedade de Reabilitação Urbana Porto Vivo. "Os edifícios, depois de prontos, tornam-se muitos apelativos", apontou Cristóvão Santos, acrescentando que, em média, o "metro quadrado é vendido por pouco menos de mil euros". No site da empresa, o apartamento mais barato da Rua do Rosário é um T1 que custa 65 mil euros. Já o mais caro, um T4, está a ser vendido por 180 mil euros. A somar a este valor, os interessados terão de somar o investimento na recuperação das habitações.
Cimeira da NATO "fecha" fronteira portuguesa entre 16 e 20 de Novembro Portugal vai repor o controlo documental nas suas fronteiras entre 16 e 20 de Novembro, devido à realização da cimeira da NATO em Lisboa, estabelece uma resolução do Governo publicada hoje, quarta-feira, em Diário da República. A medida significa a suspensão temporária do acordo de Shengen, cujo regulamento prevê que o controlo das fronteiras "pode ser reintroduzido a título excepcional e durante um período de tempo limitado, em caso de ameaça grave à ordem pública e à segurança interna". Na resolução, aprovada a 28 de Outubro, o Governo justifica a medida com a "necessidade de garantir a segurança" durante a cimeira da NATO, nos dias 19 e 20 de Novembro, tendo em conta a "dimensão, visibilidade mediática e complexidade do evento, com representações ao mais alto nível dos 28 Estados membros, dos restantes países parceiros e das organizações participantes". Por isso, lê-se na resolução, é "necessário prevenir a entrada no país de cidadãos ou grupos referenciados como habituais causadores de conflitos ou alterações da ordem pública ou cujos comportamentos sejam susceptíveis de comprometer a segurança dos cidadãos nacionais e dos cidadãos estrangeiros que, por força deste evento, acorrerão ao nosso país". Salientando tratar-se de uma "medida de excepção", o Governo recorda na resolução publicada hoje em DR que o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) "é a entidade responsável pelo controlo de fronteiras", podendo, "sempre que necessário, ser assistido por outras forças e serviços de segurança".
Fachadas renovadas para atrair moradores Recuperam fachadas e zonas comuns em poucos meses, mantendo a traça original. As obras no interior das casas ficam a cargo dos compradores. A estratégia, importada de Espanha, está a ser utilizada na reabilitação de edifícios degradados no Porto. A mais recente aquisição aconteceu há duas semanas. O edifício, que fica situado na esquina da Rua de Sá da Bandeira com a Rua Fernandes Tomás e começará a ser reabilitado no início de 2011. "A nossa actividade consiste em fazer a reabilitação das partes comuns de cada edifício que compramos, como fachadas, coberturas, saneamento, redes eléctricas e canalizações. Depois, cada fracção é vendida, cabendo ao comprador fazer as obras no seu interior ", explicou Cristóvão Santos, responsável da empresa no Porto. Na cidade do Porto, segundo dados de 2008, só nas quatro freguesias do Centro Histórico existiam 649 imóveis em mau estado e 78 em ruína. Vários imóveis estão a ser reconvertidos em hotéis, mas a ambição passa, também, por atrair moradores para o centro da cidade. Um objectivo reiterado pela Câmara do Porto e pela Sociedade de Reabilitação Urbana Porto Vivo. "Os edifícios, depois de prontos, tornam-se muitos apelativos", apontou Cristóvão Santos, acrescentando que, em média, o "metro quadrado é vendido por pouco menos de mil euros". No site da empresa, o apartamento mais barato da Rua do Rosário é um T1 que custa 65 mil euros. Já o mais caro, um T4, está a ser vendido por 180 mil euros. A somar a este valor, os interessados terão de somar o investimento na recuperação das habitações.
Cimeira da NATO "fecha" fronteira portuguesa entre 16 e 20 de Novembro Portugal vai repor o controlo documental nas suas fronteiras entre 16 e 20 de Novembro, devido à realização da cimeira da NATO em Lisboa, estabelece uma resolução do Governo publicada hoje, quarta-feira, em Diário da República. A medida significa a suspensão temporária do acordo de Shengen, cujo regulamento prevê que o controlo das fronteiras "pode ser reintroduzido a título excepcional e durante um período de tempo limitado, em caso de ameaça grave à ordem pública e à segurança interna". Na resolução, aprovada a 28 de Outubro, o Governo justifica a medida com a "necessidade de garantir a segurança" durante a cimeira da NATO, nos dias 19 e 20 de Novembro, tendo em conta a "dimensão, visibilidade mediática e complexidade do evento, com representações ao mais alto nível dos 28 Estados membros, dos restantes países parceiros e das organizações participantes". Por isso, lê-se na resolução, é "necessário prevenir a entrada no país de cidadãos ou grupos referenciados como habituais causadores de conflitos ou alterações da ordem pública ou cujos comportamentos sejam susceptíveis de comprometer a segurança dos cidadãos nacionais e dos cidadãos estrangeiros que, por força deste evento, acorrerão ao nosso país". Salientando tratar-se de uma "medida de excepção", o Governo recorda na resolução publicada hoje em DR que o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) "é a entidade responsável pelo controlo de fronteiras", podendo, "sempre que necessário, ser assistido por outras forças e serviços de segurança".
Portugal pagou juro mais alto do ano no leilão desta manhã, sem passar os 7% Portugal pagou esta manhã a taxa de juro mais alta do ano, 7%, tendo conseguido colocar no mercado 1.242 milhões de euros, com a procura a mais que duplicar a oferta. Os analistas contactados terça feira pela agência Lusa tinham antecipado que a taxa média deveria chegar próximo de 7%, ainda que não devesse ultrapassar esse valor. Pedro Lino, presidente da Dif Broker, considerou que a barreira de 7% não deveria de ser "batida" já que "há muita procura acima dos 6,75%", enquanto Bruno Costa, operador da Go Bulling, corretora do Banco Carregosa, afirmou que a taxa do leilão poderia chegar "muito perto desse valor".
Ministro diz que Portugal não vai pedir mais dinheiro em 2010 O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, reconheceu que o leilão de dívida que teve hoje lugar foi realizado a uma taxa de juro "elevada" e adiantou que, este ano, Portugal não emitirá mais Obrigações do Tesouro. "Não podemos ignorar que a taxa de juro é elevada e que reflecte a situação vigente nos mercados nos últimos dias. Ainda assim, fica bem abaixo da taxa de juro exigida no mercado secundário", disse Teixeira dos santos em declarações aos jornalistas após o leilão de dívida hoje, quarta-feira, realizado. O ministro considerou que a operação correu bem e que esta foi "a última emissão de Obrigações do Tesouro em 2010", afirmando ainda que não ignora "as consequências e dificuldades trazidas para o país pela manutenção de taxas de juro tão elevadas". Portugal pagou esta manhã a taxa de juro mais alta do ano, 7%, tendo conseguido colocar no mercado 1.242 milhões de euros, com a procura a mais que duplicar a oferta. Na emissão com maturidade a Junho de 2020, o leilão rendeu 686 milhões de euros, tendo o Estado pago o juro médio de 6,806%, acima dos 6,242% registados na emissão semelhante de Setembro, que já tinha atingido o valor mais alto do ano. Na emissão com maturidade a Outubro de 2016, foram conseguidos 556 milhões de euros, com um juro médio de 6,156%, enquanto na última emissão, a 25 de Agosto, a taxa paga foi de 4,371%. Em ambas as emissões desta manhã, a procura mais do que duplicou a oferta, tendo o total dos leilões ficado próximo dos 1250 milhões, o montante máximo previsto pelo Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público. http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1707294
Alguns destaques da imprensa para interrogação e ponderação através de notícias publicadas no Expresso de 6 de Novembro de 2010:
1 - Portugal desceu seis posições no Índice de Desenvolvimento Humano da ONU, o qual avalia o bem estar das populações de 169 países. Para além da posição que ocupa (40º), o que até poderá ser considerado menos mau, importa avaliar que só quatro dos 27 países da UE( Polónia, Letónia, Roménia e Bulgária) se encontram abaixo e que dos 42 primeiros o nosso país tem o pior desempenho quanto à conclusão do Ensino Secundário e na taxa de chumbos. Dá que pensar!!
"- Política de natalidade na China - um casal, um filho. O aborto pratica-se regularmente sendo dada a preferência pelo nascimento de elemento do sexo masculino. Segundo o Governo chinês, esta política evitou o nascimento de cerca de 400 milhões o que resultaria no total de cerca de 1700 milhões contra os actuais 1330. Os resultados desta política é o envelhecimento da população (Xangai actualmente com 22,5% de indivíduos acima dos 60 anos e com a previsão de 34,1% no final da próxima década). A alteração do "ratio natural" nos nascimentos, implica que cerca de 20 a 30 milhões de rapazes não encontram mulher para casar. Dá que pensar!!
3- Thierry Garrell que veio participar em Portugal no DocLisboa" disse " A situação da televisão pública em Portugal é catastrófica". Segundo este responsável pelo canal "Arte" (Franco - Alemão) a existência de uma televisão pública justifica-se por razões de ordem educativa, cultural e de independência na informação. Thierry Garrel onsidera também fundamental a criação de uma forte dinâmica social, no sentido do confronto de opiniões e não no sentido audiométrico com "programação do tipo pavloviano". Dá que pensar?
4 -Petição Contra o Desperdício Alimentar" - recolha de assinaturas on-line http://www.peticaopublica.com /?pi=Cidadao para evitar o deserdício de cerca de 20 000 refeições diárias devido a normas implementadas e fiscalizadas pela ASAE. Este movimento da responsabilidade de um piloto de longo curso no Facebook, António da Costa Pereira, contava com cerca de 5 800 assinaturas na sexta-feira e segundo notícia de hoje no JN atinge já as 15 000. A educação e o bem estar são muito importantes, mas o direito à alimentação vem primeiro. Diga não ao desperdício. Dá que pensar!!
o Papa Bento XVI, terminou a sua visita à vizinha Espanha. O Sumo Pontífice esteve de passagem por Santiago de Compostela e Barcelona, tendo realizado uma missa na catedral da "Sagrada Família", nesta última. Durante esta curta visita do chefe da Igreja Católica, inúmeros homossexuais, bem como alguns dissidentes católicos, aproveitaram para demonstrar o seu descontentamento(houve, aliás, um casal de homossexuais que se terá beijado, aquando da passagem de Bento XVI). O papa aproveitou para cimentar as boas relações entre a Igreja e aquele país, não obstante, de criticar um sentimento anticlerical que paira no país, argumentando, que isso se deve ao nascimento, nos anos 30, de um movimento de secularização e de laicização forte e agressivo. De resto, Bento XVI, apelou à necessidade de dar um novo vigor às raízes cristãs no país, aproveitando também, para criticar o aborto e apelar ao casamento tradicional. Ainda no decorrer da crítica tecida ao aborto, o papa anunciou que " a Igreja opõem-se a toda a forma de negação da vida humana".
Portugal e Espanha preparam-se para eliminar "roaming"
A próxima cimeira luso-espanhola, em Dezembro, deve incluir na agenda a discussão sobre o fim das taxas de roaming entre Portugal e Espanha. Se a decisão for avante está na linha das recomendações da Comissão Europeia para os 27 Estados-membros. É uma proposta inteligente, com expressas garantias de sucesso no crescimento económico de ambos os países e faz todo o sentido, tendo em conta o actual cenário tecnológico das comunicações. Chamadas mais baratas, seria um beneficio claro para turistas e empresários que circulam regularmente entre os dois países.
A Fundação de Bill Gates vai apoiar, pela primeira vez, duas equipas portuguesas que estão a efectuar trabalhos sobre malária, uma que estuda os processos que regulam a inflamação e outra que procura avanços na busca de uma vacina para a doença.
Células da pele usadas para fazer sangue O método emprega células da pele de uma pessoa para as transformar em células sanguíneas com o mesmo perfil genético sem precisar de usar células estaminais embrionárias, indica o estudo publicado na revista Nature.
Walkmen: "Portugal foi o sítio onde mais gostámos de tocar". Em entrevista à BLITZ, na quarta edição do BLITZ Convida, Hamilton Leithauser, vocalista dos Walkmen, revela paixão por Lisboa e desvenda alguns segredos do álbum Lisbon. Banda toca no Coliseu dos Recreios no próximo domingo.
PGR cria página para cidadãos denunciarem actos de corrupção
http://www.publico.pt/
Mais uma tentativa de cidadania como é exemplo nos paises do norte da Europa. Nesses paises de 1º mundo é vulgar denunciar as situações ilegais, mas tambem existe uma consciência geral de civismo. As pessoas lá sentem-se mal se não têm emprego e são até mal vistas pelos vizinhos e amigos. Pena que em Portugal assim não seja e as pessoas só queiram formas de lucrar sem trabalhar. Pena tambem que se tenha medo de denunciar as ilegalidades, e que exista uma ideia pré estabelecida que ninguém vai preso principalmente se fôr rico ou detentor de um cargo importante e influente.A recordar caso BPN, apito dourado, freeport, bragaparque entre muitos outros.
- O Ministro da Administração Interna referiu que o grau de amaeaça terrorista durante a cimeira da NATO que se realizará nos próximos dias 19 e 20 será elevado; - O Antigo Comando da PSP dos Guindais (edífico que se localiza à frente da nossa Universidade e que é considerado património) está à venda, os preços vão desde os 11 mil euros aos 3 milhões; - Barack Obama afirmou que a continuação da actividade israelita nos colonatos não está a auxliar as negoçiaões de paz com os palestianos e ambos os lados não estão a fazer nada para irem avante com as negociações; - Cavaco Silva recusou qualquer "retórica de ataque aos mercados internacionais" e considera que é um "erro" e que lesa a nossa economia. Acerca de um possível recurso ao apoio do FMI, afirmou que espera que não seja necessário.
FONTE: Jornal de Notícias edição on-line da madrugada de 10/11.
Os juros da dívida publica atingiram esta manhã o m+aximo histórico: 7,5%. Já ultrapassaram aquele que foi o maximo aceitável por Teixeira dos Santos para chamar o FMI;
Processo Casa Pia vai ser reaberto. MP quer a condenação de Gertrudes Nunes e o aumento da pena de vários arguidos, entre eles Manuel Abrantes, subida da pena de 5 anos e 9 meses para 7 anos e 9 meses;
Mais de 80% da riqueza do país, corresponde a dívida publica do país;
Entre desempregados e beneficiários do Rendimento Social de Inserção, serão 300 mil as pessoas encaminhadas para o programa Novas Oportunidades em 2011, sob pena de perderem a prestação. Os centros de emprego já começaram a chamar pessoas;
O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, reconheceu que o leilão de dívida que teve lugar ontem foi realizado a uma taxa de juro "elevada" e adiantou que, este ano, Portugal não emitirá mais Obrigações do Tesouro;
O secretário de Estado da Administração Pública, Gonçalo Castilho dos Santos, afirmou hoje, quinta-feira, que o Governo pretende expandir o Sistema Integrado de Avaliação do Desempenho da Administração Pública aos médicos e enfermeiros até ao final do ano.
Portugal vai repor o controlo documental nas suas fronteiras entre 16 e 20 de Novembro, devido à realização da cimeira da NATO em Lisboa. A medida significa a suspensão temporária do acordo de Shengen, cujo regulamento prevê que o controlo das fronteiras "pode ser reintroduzido a título excepcional e durante um período de tempo limitado, em caso de ameaça grave à ordem pública e à segurança interna".
Há médicos de hospitais EPE em licença sem vencimento da Função Pública a exercer as mesmas funções no posto que ocupavam, mas com contrato individual de trabalho e um salário quase dobrado. A prática era corrente até o Governo impor medidas de contenção.
O recurso é legal: está no decreto-lei 233 de 2005 que transformou os hospitais em entidades públicas empresariais (EPE). Os profissionais em regime de funções públicas podem optar temporariamente por um contrato individual de trabalho desde que lhes seja concedida licença sem vencimento, depois de os conselhos de administração terem feito o "reconhecimento casuístico do interesse público" dessa licença.
Apesar de legal, é "imoral", reage Merlinde Madureira, da Federação Nacional dos Médicos (Fnam), segundo a qual o caso era prática regular em vários EPE. Os médicos paravam as funções públicas e mantinham-se nos postos, com remuneração equiparada à do regime de exclusividade, o que, para muitos, equivale a quase o dobro do ordenado por mais cinco horas de trabalho semanal.
Para a dirigente da Fnam, trata-se de "fraude com dinheiros públicos". E "pouco transparente" numa "altura de crise", não se sabendo ao certo quem beneficiou, como lamentaram médicos do IPO ouvidos pelo JN. "Criou-se uma injustiça tremenda". Alguns tentaram fazer o mesmo e viram o pedido indeferido devido às medidas de contenção.
Em tempos de crise e pobreza geral,esta é uma medida que goza com o sacrifício dos portugueses. Por haver falta de médicos em Portugal a situação até se compreende um pouco, mas mais uma vez revela a falta de maturidade do Governo português em resolver este tipo de situações, o que é vergonhoso.
Uma professora ganhou 150 mil libras (cerca de 174 mil euros) depois de perder a voz ao tentar fazer-se ouvir na sala de aula, no Reino Unido. Joyce Walters danificou as cordas vocais e viu-se forçada a abandonar o emprego.
Como resultado do incidente, a professora de inglês tem agora dificuldades em falar ao telefone e sofre de rouquidão e de dores de garganta quando levanta a voz, avança o jornal inglês ‘Daily Mail’. Walters, que leccionou durante 12 anos, ganhou um processo em tribunal, que declarou ser impossível que a professora voltasse a leccionar.
"Ensinar é minha vocação, adoro a sala de aula, mas os problemas com a minha voz neste estado torna-se impossível lá voltar", disse Joyce Walters. A docente já tinha pedido transferência para outra sala à direcção da escola, devido a um tumor benigno nas cordas vocais, mas viu o seu pedido recusado.
Mais um insólito que mostra como o mundo cada vez gira mais lentamente, e como os problemas do mau comportamento nas escolas não se passa só em Portugal.
A livraria online Amazon.com tem na sua lista de livros electrónicos um guia para pedófilos, situação que está a indignar e gerar muitas críticas da parte dos utilizadores.
Guia para pedófilos na lista de e-books da Amazon 01h26m A livraria online Amazon.com tem na sua lista de livros electrónicos um guia para pedófilos, situação que está a indignar e gerar muitas críticas da parte dos utilizadores.
foto DIREITOS RESERVADOS
Página da Amazon.com onde o guia está à venda
A obra em causa intitula-se "The Pedophile's Guide to Love and Pleasure" ("O Guia do Pedófilo para o Amor e o Prazer", em tradução livre), está apenas disponível em formato digital para o leitor de livros electrónico Kindle e custa 7,81 dólares (5,60 euros).
No editorial da obra lê-se: "Esta é a minha tentativa de tornar as situações pedófilas mais seguras para os jovens que estiverem envolvidos, estabelecendo certas regras para os adultos seguirem. Espero conseguir isto apelando ao melhor da natureza dos pedófilos, na esperança de que ao fazê-lo haverá menos ódio e talvez menos possibilidades de serem apanhados".
A edição oline de tecnologia "TechCrunch" salienta o mal-estar e revolta que a obra está a criar entre os utilizadores da Amazon.com, expressa nos comentários que são deixados na página - apelam ao boicote deste título e pedem que a Amazon.com o retire da sua lista de vendas.
Em comunicado, a livraria online defende-se referindo que "acredita ser censura não aceitar a venda de certos livros só porque nós ou outros acreditam que a sua mensagem é censurável".
"A Amazon não apoia ou promove actos de ódio ou criminais, no entanto, apoiamos o direito de cada um tomar as suas decisões individuais de compra", acrescenta.
Da tabela classificativa da obra, numa escala de 1 a 5 estrelas, 866 votos davam a nota mínima a este guia.
Esta noticia causa grande polémica a quem a lê, pois é extremamente despropositada. Um site de vendas com renome mundial a vender algo assim. Por muito que tentemos ser imparciais, a pedofilia é considerada crime em maioria dos países do mundo, e este é um livro que promove uma desordem mental grave. Só por curiosidade, "alguns países permitem o relacionamento a partir de uma idade mínima (12 anos em Angola, Filipinas e México, 13 na Espanha e Japão, 14 no Brasil, Portugal, Itália, Alemanha, Áustria e China, 15 na França, Suécia, Dinamarca e Grécia, 16 em Noruega, Reino Unido e Holanda)"
João Mota CCC 1ºano http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=1707786 A livraria online Amazon.com tem na sua lista de livros electrónicos um guia para pedófilos, situação que está a indignar e gerar muitas críticas da parte dos utilizadores.
Guia para pedófilos na lista de e-books da Amazon 01h26m A livraria online Amazon.com tem na sua lista de livros electrónicos um guia para pedófilos, situação que está a indignar e gerar muitas críticas da parte dos utilizadores. Página da Amazon.com onde o guia está à venda. A obra em causa intitula-se "The Pedophile's Guide to Love and Pleasure" ("O Guia do Pedófilo para o Amor e o Prazer", em tradução livre), está apenas disponível em formato digital para o leitor de livros electrónico Kindle e custa 7,81 dólares (5,60 euros).No editorial da obra lê-se: "Esta é a minha tentativa de tornar as situações pedófilas mais seguras para os jovens que estiverem envolvidos, estabelecendo certas regras para os adultos seguirem. Espero conseguir isto apelando ao melhor da natureza dos pedófilos, na esperança de que ao fazê-lo haverá menos ódio e talvez menos possibilidades de serem apanhados". A edição oline de tecnologia "TechCrunch" salienta o mal-estar e revolta que a obra está a criar entre os utilizadores da Amazon.com, expressa nos comentários que são deixados na página - apelam ao boicote deste título e pedem que a Amazon.com o retire da sua lista de vendas. Em comunicado, a livraria online defende-se referindo que "acredita ser censura não aceitar a venda de certos livros só porque nós ou outros acreditam que a sua mensagem é censurável". "A Amazon não apoia ou promove actos de ódio ou criminais, no entanto, apoiamos o direito de cada um tomar as suas decisões individuais de compra", acrescenta. Da tabela classificativa da obra, numa escala de 1 a 5 estrelas, 866 votos davam a nota mínima a este guia.Esta noticia causa grande polémica a quem a lê, pois é extremamente despropositada. Um site de vendas com renome mundial a vender algo assim. Por muito que tentemos ser imparciais, a pedofilia é considerada crime em maioria dos países do mundo, e este é um livro que promove uma desordem mental grave. Só por curiosidade, "alguns países permitem o relacionamento a partir de uma idade mínima (12 anos em Angola, Filipinas e México, 13 na Espanha e Japão, 14 no Brasil, Portugal, Itália, Alemanha, Áustria e China, 15 na França, Suécia, Dinamarca e Grécia, 16 em Noruega, Reino Unido e Holanda)" Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedofilia
João Mota CCC 1ºano: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=1707786 A livraria online Amazon.com tem na sua lista de livros electrónicos um guia para pedófilos, situação que está a indignar e gerar muitas críticas da parte dos utilizadores. Guia para pedófilos na lista de e-books da Amazon 01h26m A livraria online Amazon.com tem na sua lista de livros electrónicos um guia para pedófilos, situação que está a indignar e gerar muitas críticas da parte dos utilizadores. Página da Amazon.com onde o guia está à venda. A obra em causa intitula-se "The Pedophile's Guide to Love and Pleasure" ("O Guia do Pedófilo para o Amor e o Prazer", em tradução livre), está apenas disponível em formato digital para o leitor de livros electrónico Kindle e custa 7,81 dólares (5,60 euros).No editorial da obra lê-se: "Esta é a minha tentativa de tornar as situações pedófilas mais seguras para os jovens que estiverem envolvidos, estabelecendo certas regras para os adultos seguirem. Espero conseguir isto apelando ao melhor da natureza dos pedófilos, na esperança de que ao fazê-lo haverá menos ódio e talvez menos possibilidades de serem apanhados". A edição oline de tecnologia "TechCrunch" salienta o mal-estar e revolta que a obra está a criar entre os utilizadores da Amazon.com, expressa nos comentários que são deixados na página - apelam ao boicote deste título e pedem que a Amazon.com o retire da sua lista de vendas. Em comunicado, a livraria online defende-se referindo que "acredita ser censura não aceitar a venda de certos livros só porque nós ou outros acreditam que a sua mensagem é censurável". "A Amazon não apoia ou promove actos de ódio ou criminais, no entanto, apoiamos o direito de cada um tomar as suas decisões individuais de compra", acrescenta. Da tabela classificativa da obra, numa escala de 1 a 5 estrelas, 866 votos davam a nota mínima a este guia.Esta noticia causa grande polémica a quem a lê, pois é extremamente despropositada. Um site de vendas com renome mundial a vender algo assim. Por muito que tentemos ser imparciais, a pedofilia é considerada crime em maioria dos países do mundo, e este é um livro que promove uma desordem mental grave.
João Mota CCC 1ºano: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=1707786 A livraria online Amazon.com tem na sua lista de livros electrónicos um guia para pedófilos, situação que está a indignar e gerar muitas críticas da parte dos utilizadores. Guia para pedófilos na lista de e-books da Amazon 01h26m A livraria online Amazon.com tem na sua lista de livros electrónicos um guia para pedófilos, situação que está a indignar e gerar muitas críticas da parte dos utilizadores. Página da Amazon.com onde o guia está à venda. A obra em causa intitula-se "The Pedophile's Guide to Love and Pleasure" ("O Guia do Pedófilo para o Amor e o Prazer", em tradução livre), está apenas disponível em formato digital para o leitor de livros electrónico Kindle e custa 7,81 dólares (5,60 euros).No editorial da obra lê-se: "Esta é a minha tentativa de tornar as situações pedófilas mais seguras para os jovens que estiverem envolvidos, estabelecendo certas regras para os adultos seguirem. Espero conseguir isto apelando ao melhor da natureza dos pedófilos, na esperança de que ao fazê-lo haverá menos ódio e talvez menos possibilidades de serem apanhados". A edição oline de tecnologia "TechCrunch" salienta o mal-estar e revolta que a obra está a criar entre os utilizadores da Amazon.com, expressa nos comentários que são deixados na página - apelam ao boicote deste título e pedem que a Amazon.com o retire da sua lista de vendas. Em comunicado, a livraria online defende-se referindo que "acredita ser censura não aceitar a venda de certos livros só porque nós ou outros acreditam que a sua mensagem é censurável". "A Amazon não apoia ou promove actos de ódio ou criminais, no entanto, apoiamos o direito de cada um tomar as suas decisões individuais de compra", acrescenta. Da tabela classificativa da obra, numa escala de 1 a 5 estrelas, 866 votos davam a nota mínima a este guia.Esta noticia causa grande polémica a quem a lê, pois é extremamente despropositada. Um site de vendas com renome mundial a vender algo assim. Por muito que tentemos ser imparciais, a pedofilia é considerada crime em maioria dos países do mundo, e este é um livro que promove uma desordem mental grave.
João Mota CCC 1ºano: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=1707786
Peço desculpa, mas não consigo publicar aqui a noticia toda, por isso deixo o Link e o respectivo comentário.
É com desagrado que constato que o nosso mundo está em constante mutação, tanto a nível tecnológico, científico e mental. Ao longo dos tempos a mente humana tem evoluído, e o que era considerado tabu à uns anos atrás hoje já não o é. Neste caso em concreto, o livro está a promover uma desordem mental a nível sexual, que resulta na maior parte das vezes numa agreção dos menores, o que é imperdoável.
Só por curiosidade, "alguns países permitem o relacionamento a partir de uma idade mínima (12 anos em Angola, Filipinas e México, 13 na Espanha e Japão, 14 no Brasil, Portugal, Itália, Alemanha, Áustria e China, 15 na França, Suécia, Dinamarca e Grécia, 16 em Noruega, Reino Unido e Holanda)" Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedofilia
Gasolineira de Braga afixa imagens de ladrões 00h43m Nuno Cerqueira
Gasolineira de Braga afixa imagens de ladrões Gasolineira expõe imagens dos ladrões captadas pela videovigilância
É uma forma curiosa de mostrar a indignação face à onda de assaltos. Na estação de serviço "Pronto", numa das avenidas mais movimentadas de Braga, a montra tem um "álbum" com as fotos dos que já assaltaram o estabelecimento e só foram apanhados pela videovigilância.
Medida de alerta ou até mesmo factor de dissuasão, a verdade é que uma empresa do ramo dos combustíveis, com uma vasta rede de estações de serviço no Minho, decidiu colocar na vitrina de uma das suas lojas de conveniência, de apoio aos clientes que abastecem os seus veículos, as fotografias dos assaltos de que constantemente é alvo.
Situada na Avenida Padre Júlio Fragata, mesmo de frente para uma grande superfície comercial, a estação de serviço tornou-se uma espécie de "loja da tentação". "Arrombam o caixa automática das lavagens dos carros, um self-service, e levam as moedas", denunciou Jorge Rodrigues, um dos proprietários da estação de serviço que até está equipada com um moderno sistema de câmaras de vigilância, mas que, nem assim, vê o número de assaltos diminuir.
"Eles não querem saber e alguns até passam ali todos dias. Por causa de 15 euros acabam por me dar uma despesa de 1000 porque eles arrebentam com aquilo tudo", referiu o dono. Como se não bastassem os prejuízos dos arranjos do, também, "self-service dos ladrões", os furtos estendem-se à loja de conveniência. "Até fraldas levam", desabafou um dos funcionários, que revelou ainda que o maior número de assaltos se regista ao final da tarde. Indignação
Na vitrina da loja são visíveis imagens de várias situações de furto. Um conjunto de fotografias mostram os assaltantes em acção. "Era um arraial de porrada por eles abaixo", comenta um cliente enquanto observa a "montra", indignado com o aumento da pequena criminalidade na cidade.
A PSP de Braga é sempre chamada ao local, mas este tipo de assaltos tem aumentado nos últimos dois meses. "Tenho lá as fotografias porque ao menos serve também para alertar os nossos clientes e a sociedade em geral. Vou ter que é mudar o sistema para fichas, ou seja, investir mais uma vez e até acabar por dar trabalho ao cliente que vai ter que se dirigir ao balcão da loja para comprar as fichas", explicou ao JN Jorge Rodrigues.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=18&id_news=478228 «eBay International Market» chega a Portugal. Os cibernautas portugueses já podem fazer compras no eBay tratando dos negócios na sua língua mãe, através do novo serviço eBay International Market (eIM).
http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=37967 UMinho: Incêndio em pavilhão no campus universitário
http://sic.sapo.pt/online/noticias/vida/cientistas+do+cern+recriaram+o+momento+logo+apos+o+big+bang.htm Cientistas do CERN recriaram o momento logo após o Big Bang Os cientistas da Agência Europeia para a Investigação Nuclear (CERN) conseguiram recriar o momento seguinte ao da formação do Universo, o chamado Big Bang. É um passo de gigante para a ciência mas também um desafio para muitas convicções religiosas.
http://dn.sapo.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=1708170 Tribunal Europeu "chumba" direitos especiais na EDP O Tribunal de Justiça da União Europeia pronunciou-se hoje no Luxemburgo contra os direitos especiais ('golden shares') detidos pelo Estado português na EDP (Energias de Portugal) e contestadas pela Comissão Europeia.
"Jornalistas da Rádio Renascença e Público premiados"
Comboio dos Direitos e Há 243 mil famílias em Portugal sem acesso a contas bancárias foram os dois trabalhos vencedores do Prémio Nacional de Jornalismo no Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, atribuído pela Comissão Europeia.
A peça de Filomena Barros, sub-editora de Informação da Rádio Renascença, venceu na categoria audiovisual e conta a viagem de comboio de 600 crianças portuguesas, falando sobre os direitos das crianças em situações de risco. A peça foi transmitida no programa Princípio e Fim, no passado dia 20 de Junho.
Há 243 mil famílias em Portugal sem acesso a contas bancárias, da autoria do jornalista do Público Luís Villalobos, ganhou na categoria de jornalismo escrito/online.
Edmundo Martinho (coordenador nacional do AECPES), Ana Rita Moura (representação da Comissão Europeia em Portugal), Fernanda Freitas (embaixadora do AECPES), Ricardo Rodrigues (vencedor em 2009 do prémio de jornalismo Pela Diversidade. Contra a Discriminação e jornalista freelancer) e Sérgio Aires (representante da Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal) foram o júri nacional.
Os vencedores nacionais concorrerem agora ao Prémio Europeu, atribuído também nas duas categorias, que serão conhecidos em Dezembro
Passos Coelho fala na necessidade do estímulo económico e da criação de emprego
O líder social-democrata, Pedro Passos Coelho, alertou os portugueses para o facto da economia ter um crescimento negativo para o próximo ano, dado que as medidas de austeridade adoptadas pelo Governo, têm um carácter "recessivo". Passos Coelho encontrava-se em Porto Salvo, concelho de Oeiras, na conclusão de uma visita ao Instituto de Soldadura e Qualidade, a propósito das previsões da OCDE. Questionado à cerca da diferença entre os valores de crescimento previstos pela OCDE para 2011, -0,2%, e pelo Governo, 0,2%, o presidente do PSD respondeu que a maioridade das instituições está a par do facto que as medidas de austeridade aplicadas no país têm um "potencial recessivo" e que a economia não cresce nos sectores necessários. Informou ainda que no próximo ano, os portugueses devem esperar uma "contracção do produto", declarando contudo, de forma optimista, que "ás vezes é preciso dar um passo atrás para se dar dois passos à frente. Passos Coelho sublinha a prioridade da criação de emprego e do crescimento da economia nacional, caso contrário, Portugal estará a braços com crises externas, impossibilitando, por este caminho, o reembolso da dívida contraída no exterior. Quanto aos valores previstos pela OCDE em relação ao desemprego, Pedro Passos Coelho, classifica como "previsíveis". O líder do PSD, realça a importância de criar bases sólidas na economia, para que esta possa dar sinais de credibilidade e crescimento, tanto a nível nacional como internacional,bem como a criação de postos de emprego nos mais variados sectores. Estas são, deste modo, as reformas estruturantes que o presidente do PSD quer ver serem tomadas.
As organizações Árvores de Portugal e Transumância e Natureza (ATN) lançaram um movimento para que o sobreiro, Quercus suber, seja considerado a Árvore Nacional de Portugal, tal como já acontece noutros países. Está presente em todo o território e tem um elevado valor social, cultural e económico. O objectivo desta iniciativa tem a ver com uma maior preservação desta árvore e dos montados de sobro, importantes pela sua biodiversidade, pelo papel que desempenham no combate à desertificação do solo e, ainda, pelo grande valor económico que representam através da exploração da cortiça. Segundo os responsáveis pela iniciativa, o país produz cerca de 200 mil toneladas de cortiça por ano, mais de 50 por cento do total mundial.
A Coreia do Norte lançou dezenas de obuses sobre a sua vizinha, a Coreia do Sul, numa resposta à "provocação militar sul-coreana". Ao que tudo indica, a Coreia do Sul terá disparado vários obuses às águas territoriais da República Popular da Coreia, tendo, por seu turno, respondido da mesma forma, através de "decididas medidas militares". Já o Ministério da Defesa da Coreia do Sul, nega as informações tecidas pela Coreia do Norte, invertendo os argumentos, assegurando que a Coreia do Norte é que terá disparado granadas de morteiro contra uma ilha na Coreia do Sul, provocando 2 mortos e 18 feridos, desencadeando posteriormente uma resposta militar por parte de Seul. Este episódio militar, vem assim, hostilizar ainda mais as relações diplomáticas de ambos os países, relações essas que praticamente nunca existiram desde a sua divisão, aquando da Guerra Fria.
Coreia do Sul promete «retaliação» contra Coreia do Norte
O presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, disse que iria responder aos disparos de artilharia da Coreia do Norte contra o seu território «através da acção». O chefe de Estado descreveu como da maior gravidade os ataques indiscriminados contra civis e assegurou que a resposta será mais do que «administrativa».
«Ataques irresponsáveis contra civis da Coreia do Sul não são toleráveis, especialmente quando a Coreia do Sul está a fornecer ajuda humanitária à Coreia do Norte, disse o presidente, citado pela agência sul-coreana Yonhap. «Os nossos militares deverão demonstrar isto através da acção em vez de uma resposta administrativa».
Myung-bak salientou que «a provocação desta vez pode ser considerada como uma invasão do território da Coreia do Sul». «Dado que a Coreia do Norte mantém uma postura ofensiva, penso que o Exército, a Marinha, e a Força Aérea, devem unir-se e retaliar contra a provocação com poder de fogo multifacetado», sublinhou ainda.
A Coreia do Norte realizou cerca de uma centena de disparos de artilharia contra a ilha de Yeonpyeong, onde vivem cerca de 1600 pessoas e onde está instalada uma base militar.
Estas acções saldaram-se na morte de dois fuzileiros sul-coreanos e em ferimentos em mais de uma dezena. Foram feridos ainda três civis.
Yeonpyeong fica situada imediatamente a sul do paralelo que divide as duas Coreias desde o armistício quer colocou fim às hostilidades da guerra entre 1950 e 1953.
Numa primeira resposta a estes disparos, as forças da Coreia do Sul dispararam cerca de 80 tiros de artilharia contra zonas costeiras da Coreia do Norte.
Será que está iminente o perigo de uma nova guerra?
34 comentários:
http://www.ionline.pt/conteudo/87800-mulheres-egipcias-ja-podem-conduzir-taxis-no-cairo-
Mulheres egípcias já podem conduzir táxis no Cairo
Pela primeira vez no Cairo, as mulheres foram autorizadas a conduzir táxis. Enas Hamman, de 36 anos, é umas das poucas habilitadas a fazê-lo.
“As mulheres, sobretudo, levantam-me o polegar, sorriem e dão – me força. Às vezes até aplaudem”, disse Enas.
Só há poucos meses é que começaram a surgir anúncios a pedir mulheres para este trabalho, e foi precisamente num desses anúncios que esta mulher, divorciada e mãe de dois filhos, encontrou esta oportunidade.
Segundo Emad Abdel Rahman, director-geral da empresa de táxis, em 2006 tentou contratar condutoras, “mas sem qualquer êxito”. Em 2009, apresentaram-se na sua empresa 70 candidatas, embora hoje só trabalhem dez mulheres dentro de um universo de 700 homens.
Rahman disse que esta ideia surgiu depois de a empresa ter começado a receber vários “pedidos de mães, esposas e pais cujas filhas ou mulheres precisavam de uma táxi e epediam exclusivamente condutoras”.
No entanto, a lei do tráfego no Cairo é limitadora. As mulheres egípcias estão proibidas de conduzir táxis a partir das sete da tarde, pelo que embora seja uma profissão que já pode ser exercida por mulheres ainda há muito caminho a percorrer.
Como refere Hamman, “é um esforço que servirá a outras mulheres para que tenhamos um futuro mais fácil”.
A luta pela igualdade de direitos continua :)
http://jornal.publico.pt/noticia/10-11-2010/pastor-evangelico-julgado-em-gaia-por-trafico-de-uranio-20589057.htm
Pastor evangélico julgado em Gaia por tráfico de urânio
O pastor evangélico Leonel Ferreira, fundador da Igreja Kharisma e da Samaritanos, uma instituição privada de solidariedade social, está a ser julgado no Tribunal de Gaia por peculato e por detenção de substância proibida devido ao seu alegado envolvimento no tráfico de urânio 235.
A investigação do pastor iniciou-se há nove anos, na sequência da detenção, em Paris, França, de três indivíduos (um francês e dois naturais dos Camarões) na posse de uma amostra de 467, 69 miligramas daquela substância radioactiva adquirida na Roménia e proveniente da Rússia, susceptível de ser usada no fabrico das chamadas "bombas sujas".
Anteontem, na primeira sessão do julgamento, o arguido remeteu-se ao silêncio, não manifestando a intenção de, por enquanto, contestar as acusações por que está pronunciado.
As investigações em Portugal detectaram indícios de contactos e de deslocações do pastor evangélico Leonel Ferreira à Roménia e com alguns dos detidos na operação que se saldou na detenção dos três indivíduos em Paris.
A análise da facturação detalhada feita pelos investigadores da Polícia Judiciária revela ainda, segundo a pronúncia, a realização de 221 chamadas telefónicas para um dos detidos, Raymond Loebe, e de 188 para um indivíduo de nacionalidade romena, nos anos de 2000 e de 2001.
Foram ainda detectadas várias transferências de dinheiro para Raymond Loebe, algumas delas após a sua detenção. Investigadores da PJ fotografaram e controlaram o levantamento de 30 mil euros numa dependência bancária em Gaia, que terão sido entregues pelo pastor ao advogado de Loebe.
Na sequência destas investigações, a PJ detectou ainda alegadas irregularidades na gestão da Samaritanos, instituição que, entre 2000 e 2003, recolheu donativos no montante superior a seis milhões de euros, dos quais 1,1 milhões de euros terão sido pagos a duas empresas criadas pelo arguido para prestarem quase exclusivamente serviços àquela instituição. Além disso, a Samaritanos terá celebrado protocolos com juntas de freguesia a quem cobrou avultadas somas por "cabazes" de alimentos que lhe foram doados gratuitamente.
EDP e BCP foram as conquistas de Hu Jintao
http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/edp-e-bcp-foram-as-conquistas-de-hu-jintao_1464835
Juros da divida portuguesa chegam aos 7%
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1706451
Leonor Peralta Lopes
http://www.publico.pt/Mundo/milhares-de-estudantes-britanicos-protestam-contra-o-aumento-das-propinas_1465368
Milhares de estudantes britânicos protestam contra o aumento das propinas
Milhares de estudantes britânicos saíram à rua em Londres para protestar contra o aumento dos custos de entrada na universidade e alguns invadiram a sede do Partido Conservador. É a manifestação mais importante desde a entrada em funções do primeiro-ministro David Cameron, em Maio.
(+ info no site do público)
ADSE passa a ser um sistema voluntário e vai limitar número de actos médicos
...
A partir de Janeiro do próximo ano, o sistema de saúde dos funcionários públicos deixará de ser obrigatório e passará a ser voluntário.
http://economia.publico.pt/noticia/adse-passa-a-ser-um-sistema-voluntario-e-vai-limitar-numero-de-actos-medicos_1465022
Cientistas criam fígado humano em laboratório
- o chefe desta equipa é português e promete revolucionar o transplante de fígado
http://noticias.portugalmail.pt/artigo/20101108/cientistas-criam-figado-humano-em-laboratorio
Papa recebido em Barcelona por manifesto homossexual
http://economico.sapo.pt/noticias/papa-recebido-em-barcelona-por-manifesto-homossexual_103685.html
Leonor Peralta Lopes
Johnny Depp e Tim Burton em mais um filme
- "Dark Shadows" é baseado na série televisão transmitida no Estados Unidos entre 1966 e 1971
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=1705906
CASO BPN
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1707454
PROCESSO CASA PIA
http://jn.sapo.pt/Dossies/dossie.aspx?content_id=1706049&dossier=Julgamento%20Casa%20Pia
Metro do Porto testa nova linha de Gondomar
A Linha de Gondomar (linha F), desde o Estádio do Dragão até Fânzeres, está quase concluída e hoje, quarta-feira, fizeram-se os primeiros testes em cima dos carris. O JN foi acompanhar o Metro desde a estação de Contumil até Rio Tinto. A linha, com sete quilómetros e dez novas estações, estará activa no início de 2011.
http://jn.sapo.pt/multimedia/video.aspx?content_id=1707260
Universitário de Vila Real morre em acidente
Um estudante da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro morreu esta noite vítima de um despiste de automóvel perto de Bujões, no concelho de Vila Real, disse à agência Lusa fonte dos bombeiros.
Os bombeiros tiveram que desencarcerar a vítima, um jovem de 26 anos, natural de Canelas e estudante de Economia da UTAD, que acabou por falecer na unidade de Vila Real, do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.
O acidente resultou do despiste da viatura conduzida pela vítima, que acabou por cair numa ravina e embater contra um pinheiro.
No espaço de um mês este é o segundo acidente de viação a vitimar alunos da UTAD.
A 9 de Outubro, ao quilómetro 93 do Itinerário Principal 4 (IP4), uma colisão entre um ligeiro e um mini autocarro provocou quatro mortos, três dos quais eram alunos polacos, que estudavam na UTAD ao abrigo do programa Erasmus.
http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Vila%20Real&Concelho=Vila%20Real&Option=Interior&content_id=1707317
Fachadas renovadas para atrair moradores
Recuperam fachadas e zonas comuns em poucos meses, mantendo a traça original. As obras no interior das casas ficam a cargo dos compradores. A estratégia, importada de Espanha, está a ser utilizada na reabilitação de edifícios degradados no Porto.
A mais recente aquisição aconteceu há duas semanas. O edifício, que fica situado na esquina da Rua de Sá da Bandeira com a Rua Fernandes Tomás e começará a ser reabilitado no início de 2011.
"A nossa actividade consiste em fazer a reabilitação das partes comuns de cada edifício que compramos, como fachadas, coberturas, saneamento, redes eléctricas e canalizações. Depois, cada fracção é vendida, cabendo ao comprador fazer as obras no seu interior ", explicou Cristóvão Santos, responsável da empresa no Porto.
Na cidade do Porto, segundo dados de 2008, só nas quatro freguesias do Centro Histórico existiam 649 imóveis em mau estado e 78 em ruína. Vários imóveis estão a ser reconvertidos em hotéis, mas a ambição passa, também, por atrair moradores para o centro da cidade. Um objectivo reiterado pela Câmara do Porto e pela Sociedade de Reabilitação Urbana Porto Vivo.
"Os edifícios, depois de prontos, tornam-se muitos apelativos", apontou Cristóvão Santos, acrescentando que, em média, o "metro quadrado é vendido por pouco menos de mil euros".
No site da empresa, o apartamento mais barato da Rua do Rosário é um T1 que custa 65 mil euros. Já o mais caro, um T4, está a ser vendido por 180 mil euros. A somar a este valor, os interessados terão de somar o investimento na recuperação das habitações.
http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Porto&Option=Interior&content_id=1706657
Cimeira da NATO "fecha" fronteira portuguesa entre 16 e 20 de Novembro
Portugal vai repor o controlo documental nas suas fronteiras entre 16 e 20 de Novembro, devido à realização da cimeira da NATO em Lisboa, estabelece uma resolução do Governo publicada hoje, quarta-feira, em Diário da República.
A medida significa a suspensão temporária do acordo de Shengen, cujo regulamento prevê que o controlo das fronteiras "pode ser reintroduzido a título excepcional e durante um período de tempo limitado, em caso de ameaça grave à ordem pública e à segurança interna".
Na resolução, aprovada a 28 de Outubro, o Governo justifica a medida com a "necessidade de garantir a segurança" durante a cimeira da NATO, nos dias 19 e 20 de Novembro, tendo em conta a "dimensão, visibilidade mediática e complexidade do evento, com representações ao mais alto nível dos 28 Estados membros, dos restantes países parceiros e das organizações participantes".
Por isso, lê-se na resolução, é "necessário prevenir a entrada no país de cidadãos ou grupos referenciados como habituais causadores de conflitos ou alterações da ordem pública ou cujos comportamentos sejam susceptíveis de comprometer a segurança dos cidadãos nacionais e dos cidadãos estrangeiros que, por força deste evento, acorrerão ao nosso país".
Salientando tratar-se de uma "medida de excepção", o Governo recorda na resolução publicada hoje em DR que o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) "é a entidade responsável pelo controlo de fronteiras", podendo, "sempre que necessário, ser assistido por outras forças e serviços de segurança".
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1707154
Fachadas renovadas para atrair moradores
Recuperam fachadas e zonas comuns em poucos meses, mantendo a traça original. As obras no interior das casas ficam a cargo dos compradores. A estratégia, importada de Espanha, está a ser utilizada na reabilitação de edifícios degradados no Porto.
A mais recente aquisição aconteceu há duas semanas. O edifício, que fica situado na esquina da Rua de Sá da Bandeira com a Rua Fernandes Tomás e começará a ser reabilitado no início de 2011.
"A nossa actividade consiste em fazer a reabilitação das partes comuns de cada edifício que compramos, como fachadas, coberturas, saneamento, redes eléctricas e canalizações. Depois, cada fracção é vendida, cabendo ao comprador fazer as obras no seu interior ", explicou Cristóvão Santos, responsável da empresa no Porto.
Na cidade do Porto, segundo dados de 2008, só nas quatro freguesias do Centro Histórico existiam 649 imóveis em mau estado e 78 em ruína. Vários imóveis estão a ser reconvertidos em hotéis, mas a ambição passa, também, por atrair moradores para o centro da cidade. Um objectivo reiterado pela Câmara do Porto e pela Sociedade de Reabilitação Urbana Porto Vivo.
"Os edifícios, depois de prontos, tornam-se muitos apelativos", apontou Cristóvão Santos, acrescentando que, em média, o "metro quadrado é vendido por pouco menos de mil euros".
No site da empresa, o apartamento mais barato da Rua do Rosário é um T1 que custa 65 mil euros. Já o mais caro, um T4, está a ser vendido por 180 mil euros. A somar a este valor, os interessados terão de somar o investimento na recuperação das habitações.
http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Porto&Option=Interior&content_id=1706657
Cimeira da NATO "fecha" fronteira portuguesa entre 16 e 20 de Novembro
Portugal vai repor o controlo documental nas suas fronteiras entre 16 e 20 de Novembro, devido à realização da cimeira da NATO em Lisboa, estabelece uma resolução do Governo publicada hoje, quarta-feira, em Diário da República.
A medida significa a suspensão temporária do acordo de Shengen, cujo regulamento prevê que o controlo das fronteiras "pode ser reintroduzido a título excepcional e durante um período de tempo limitado, em caso de ameaça grave à ordem pública e à segurança interna".
Na resolução, aprovada a 28 de Outubro, o Governo justifica a medida com a "necessidade de garantir a segurança" durante a cimeira da NATO, nos dias 19 e 20 de Novembro, tendo em conta a "dimensão, visibilidade mediática e complexidade do evento, com representações ao mais alto nível dos 28 Estados membros, dos restantes países parceiros e das organizações participantes".
Por isso, lê-se na resolução, é "necessário prevenir a entrada no país de cidadãos ou grupos referenciados como habituais causadores de conflitos ou alterações da ordem pública ou cujos comportamentos sejam susceptíveis de comprometer a segurança dos cidadãos nacionais e dos cidadãos estrangeiros que, por força deste evento, acorrerão ao nosso país".
Salientando tratar-se de uma "medida de excepção", o Governo recorda na resolução publicada hoje em DR que o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) "é a entidade responsável pelo controlo de fronteiras", podendo, "sempre que necessário, ser assistido por outras forças e serviços de segurança".
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1707154
Portugal pagou juro mais alto do ano no leilão desta manhã, sem passar os 7%
Portugal pagou esta manhã a taxa de juro mais alta do ano, 7%, tendo conseguido colocar no mercado 1.242 milhões de euros, com a procura a mais que duplicar a oferta.
Os analistas contactados terça feira pela agência Lusa tinham antecipado que a taxa média deveria chegar próximo de 7%, ainda que não devesse ultrapassar esse valor.
Pedro Lino, presidente da Dif Broker, considerou que a barreira de 7% não deveria de ser "batida" já que "há muita procura acima dos 6,75%", enquanto Bruno Costa, operador da Go Bulling, corretora do Banco Carregosa, afirmou que a taxa do leilão poderia chegar "muito perto desse valor".
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1707210
Ministro diz que Portugal não vai pedir mais dinheiro em 2010
O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, reconheceu que o leilão de dívida que teve hoje lugar foi realizado a uma taxa de juro "elevada" e adiantou que, este ano, Portugal não emitirá mais Obrigações do Tesouro.
"Não podemos ignorar que a taxa de juro é elevada e que reflecte a situação vigente nos mercados nos últimos dias. Ainda assim, fica bem abaixo da taxa de juro exigida no mercado secundário", disse Teixeira dos santos em declarações aos jornalistas após o leilão de dívida hoje, quarta-feira, realizado.
O ministro considerou que a operação correu bem e que esta foi "a última emissão de Obrigações do Tesouro em 2010", afirmando ainda que não ignora "as consequências e dificuldades trazidas para o país pela manutenção de taxas de juro tão elevadas".
Portugal pagou esta manhã a taxa de juro mais alta do ano, 7%, tendo conseguido colocar no mercado 1.242 milhões de euros, com a procura a mais que duplicar a oferta.
Na emissão com maturidade a Junho de 2020, o leilão rendeu 686 milhões de euros, tendo o Estado pago o juro médio de 6,806%, acima dos 6,242% registados na emissão semelhante de Setembro, que já tinha atingido o valor mais alto do ano.
Na emissão com maturidade a Outubro de 2016, foram conseguidos 556 milhões de euros, com um juro médio de 6,156%, enquanto na última emissão, a 25 de Agosto, a taxa paga foi de 4,371%.
Em ambas as emissões desta manhã, a procura mais do que duplicou a oferta, tendo o total dos leilões ficado próximo dos 1250 milhões, o montante máximo previsto pelo Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público.
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1707294
O aluno
Luís Santos CAM
Alguns destaques da imprensa para interrogação e ponderação através de notícias publicadas no Expresso de 6 de Novembro de 2010:
1 - Portugal desceu seis posições no Índice de Desenvolvimento Humano da ONU, o qual avalia o bem estar das populações de 169 países. Para além da posição que ocupa (40º), o que até poderá ser considerado menos mau, importa avaliar que só quatro dos 27 países da UE( Polónia, Letónia, Roménia e Bulgária) se encontram abaixo e que dos 42 primeiros o nosso país tem o pior desempenho quanto à conclusão do Ensino Secundário e na taxa de chumbos. Dá que pensar!!
"- Política de natalidade na China - um casal, um filho. O aborto pratica-se regularmente sendo dada a preferência pelo nascimento de elemento do sexo masculino. Segundo o Governo chinês, esta política evitou o nascimento de cerca de 400 milhões o que resultaria no total de cerca de 1700 milhões contra os actuais 1330. Os resultados desta política é o envelhecimento da população (Xangai actualmente com 22,5% de indivíduos acima dos 60 anos e com a previsão de 34,1% no final da próxima década).
A alteração do "ratio natural" nos nascimentos, implica que
cerca de 20 a 30 milhões de rapazes não encontram mulher para casar. Dá que pensar!!
3- Thierry Garrell que veio participar em Portugal no DocLisboa" disse " A situação da televisão pública em Portugal é catastrófica". Segundo este responsável pelo canal "Arte" (Franco - Alemão) a existência de uma televisão pública justifica-se por razões de ordem educativa, cultural e de independência na informação. Thierry Garrel onsidera também fundamental a criação de uma forte dinâmica social, no sentido do confronto de opiniões e não no sentido audiométrico com "programação do tipo pavloviano".
Dá que pensar?
4 -Petição Contra o Desperdício Alimentar" - recolha de assinaturas on-line http://www.peticaopublica.com /?pi=Cidadao para evitar o deserdício de cerca de 20 000 refeições diárias devido a normas implementadas e fiscalizadas pela ASAE. Este movimento da responsabilidade de um piloto de longo curso no Facebook, António da Costa Pereira, contava com cerca de 5 800 assinaturas na sexta-feira e segundo notícia de hoje no JN atinge já as 15 000.
A educação e o bem estar são muito importantes, mas o direito à alimentação vem primeiro. Diga não ao desperdício. Dá que pensar!!
Continuemos atentos aos sinais do
Mundo!
o Papa Bento XVI, terminou a sua visita à vizinha Espanha.
O Sumo Pontífice esteve de passagem por Santiago de Compostela e Barcelona, tendo realizado uma missa na catedral da "Sagrada Família", nesta última.
Durante esta curta visita do chefe da Igreja Católica, inúmeros homossexuais, bem como alguns dissidentes católicos, aproveitaram para demonstrar o seu descontentamento(houve, aliás, um casal de homossexuais que se terá beijado, aquando da passagem de Bento XVI).
O papa aproveitou para cimentar as boas relações entre a Igreja e aquele país, não obstante, de criticar um sentimento anticlerical que paira no país, argumentando, que isso se deve ao nascimento, nos anos 30, de um movimento de secularização e de laicização forte e agressivo. De resto, Bento XVI, apelou à necessidade de dar um novo vigor às raízes cristãs no país, aproveitando também, para criticar o aborto e apelar ao casamento tradicional. Ainda no decorrer da crítica tecida ao aborto, o papa anunciou que " a Igreja opõem-se a toda a forma de negação da vida humana".
http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=1128&did=127913
Portugal e Espanha preparam-se para eliminar "roaming"
A próxima cimeira luso-espanhola, em Dezembro, deve incluir na agenda a discussão sobre o fim das taxas de roaming entre Portugal e Espanha. Se a decisão for avante está na linha das recomendações da Comissão Europeia para os 27 Estados-membros. É uma proposta inteligente, com expressas garantias de sucesso no crescimento económico de ambos os países e faz todo o sentido, tendo em conta o actual cenário tecnológico das comunicações.
Chamadas mais baratas, seria um beneficio claro para turistas e empresários que circulam regularmente entre os dois países.
A Fundação de Bill Gates vai apoiar, pela primeira vez, duas equipas portuguesas que estão a efectuar trabalhos sobre malária, uma que estuda os processos que regulam a inflamação e outra que procura avanços na busca de uma vacina para a doença.
Células da pele usadas para fazer sangue
O método emprega células da pele de uma pessoa para as transformar em células sanguíneas com o mesmo perfil genético sem precisar de usar células estaminais embrionárias, indica o estudo publicado na revista Nature.
Walkmen: "Portugal foi o sítio onde mais gostámos de tocar".
Em entrevista à BLITZ, na quarta edição do BLITZ Convida, Hamilton Leithauser, vocalista dos Walkmen, revela paixão por Lisboa e desvenda alguns segredos do álbum Lisbon. Banda toca no Coliseu dos Recreios no próximo domingo.
PGR cria página para cidadãos denunciarem actos de corrupção
http://www.publico.pt/
Mais uma tentativa de cidadania como é exemplo nos paises do norte da Europa. Nesses paises de 1º mundo é vulgar denunciar as situações ilegais, mas tambem existe uma consciência geral de civismo. As pessoas lá sentem-se mal se não têm emprego e são até mal vistas pelos vizinhos e amigos. Pena que em Portugal assim não seja e as pessoas só queiram formas de lucrar sem trabalhar.
Pena tambem que se tenha medo de denunciar as ilegalidades, e que exista uma ideia pré estabelecida que ninguém vai preso principalmente se fôr rico ou detentor de um cargo importante e influente.A recordar caso BPN, apito dourado, freeport, bragaparque entre muitos outros.
Notícias:
- O Ministro da Administração Interna referiu que o grau de amaeaça terrorista durante a cimeira da NATO que se realizará nos próximos dias 19 e 20 será elevado;
- O Antigo Comando da PSP dos Guindais (edífico que se localiza à frente da nossa Universidade e que é considerado património) está à venda, os preços vão desde os 11 mil euros aos 3 milhões;
- Barack Obama afirmou que a continuação da actividade israelita nos colonatos não está a auxliar as negoçiaões de paz com os palestianos e ambos os lados não estão a fazer nada para irem avante com as negociações;
- Cavaco Silva recusou qualquer "retórica de ataque aos mercados internacionais" e considera que é um "erro" e que lesa a nossa economia. Acerca de um possível recurso ao apoio do FMI, afirmou que espera que não seja necessário.
FONTE: Jornal de Notícias
edição on-line da madrugada de 10/11.
Os juros da dívida publica atingiram esta manhã o m+aximo histórico: 7,5%. Já ultrapassaram aquele que foi o maximo aceitável por Teixeira dos Santos para chamar o FMI;
Processo Casa Pia vai ser reaberto. MP quer a condenação de Gertrudes Nunes e o aumento da pena de vários arguidos, entre eles Manuel Abrantes, subida da pena de 5 anos e 9 meses para 7 anos e 9 meses;
Mais de 80% da riqueza do país, corresponde a dívida publica do país;
Entre desempregados e beneficiários do Rendimento Social de Inserção, serão 300 mil as pessoas encaminhadas para o programa Novas Oportunidades em 2011, sob pena de perderem a prestação. Os centros de emprego já começaram a chamar pessoas;
O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, reconheceu que o leilão de dívida que teve lugar ontem foi realizado a uma taxa de juro "elevada" e adiantou que, este ano, Portugal não emitirá mais Obrigações do Tesouro;
O secretário de Estado da Administração Pública, Gonçalo Castilho dos Santos, afirmou hoje, quinta-feira, que o Governo pretende expandir o Sistema Integrado de Avaliação do Desempenho da Administração Pública aos médicos e enfermeiros até ao final do ano.
Portugal vai repor o controlo documental nas suas fronteiras entre 16 e 20 de Novembro, devido à realização da cimeira da NATO em Lisboa.
A medida significa a suspensão temporária do acordo de Shengen, cujo regulamento prevê que o controlo das fronteiras "pode ser reintroduzido a título excepcional e durante um período de tempo limitado, em caso de ameaça grave à ordem pública e à segurança interna".
Fonte: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1707154
João Mota, CCC 1º ano
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1707628
Há médicos de hospitais EPE em licença sem vencimento da Função Pública a exercer as mesmas funções no posto que ocupavam, mas com contrato individual de trabalho e um salário quase dobrado. A prática era corrente até o Governo impor medidas de contenção.
O recurso é legal: está no decreto-lei 233 de 2005 que transformou os hospitais em entidades públicas empresariais (EPE). Os profissionais em regime de funções públicas podem optar temporariamente por um contrato individual de trabalho desde que lhes seja concedida licença sem vencimento, depois de os conselhos de administração terem feito o "reconhecimento casuístico do interesse público" dessa licença.
Apesar de legal, é "imoral", reage Merlinde Madureira, da Federação Nacional dos Médicos (Fnam), segundo a qual o caso era prática regular em vários EPE. Os médicos paravam as funções públicas e mantinham-se nos postos, com remuneração equiparada à do regime de exclusividade, o que, para muitos, equivale a quase o dobro do ordenado por mais cinco horas de trabalho semanal.
Para a dirigente da Fnam, trata-se de "fraude com dinheiros públicos". E "pouco transparente" numa "altura de crise", não se sabendo ao certo quem beneficiou, como lamentaram médicos do IPO ouvidos pelo JN. "Criou-se uma injustiça tremenda". Alguns tentaram fazer o mesmo e viram o pedido indeferido devido às medidas de contenção.
Em tempos de crise e pobreza geral,esta é uma medida que goza com o sacrifício dos portugueses. Por haver falta de médicos em Portugal a situação até se compreende um pouco, mas mais uma vez revela a falta de maturidade do Governo português em resolver este tipo de situações, o que é vergonhoso.
João Mota CCC 1ºano
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/professora-perde-a-voz-ao-tentar-fazer-se-ouvir-em-sala-de-aula
Uma professora ganhou 150 mil libras (cerca de 174 mil euros) depois de perder a voz ao tentar fazer-se ouvir na sala de aula, no Reino Unido. Joyce Walters danificou as cordas vocais e viu-se forçada a abandonar o emprego.
Como resultado do incidente, a professora de inglês tem agora dificuldades em falar ao telefone e sofre de rouquidão e de dores de garganta quando levanta a voz, avança o jornal inglês ‘Daily Mail’.
Walters, que leccionou durante 12 anos, ganhou um processo em tribunal, que declarou ser impossível que a professora voltasse a leccionar.
"Ensinar é minha vocação, adoro a sala de aula, mas os problemas com a minha voz neste estado torna-se impossível lá voltar", disse Joyce Walters.
A docente já tinha pedido transferência para outra sala à direcção da escola, devido a um tumor benigno nas cordas vocais, mas viu o seu pedido recusado.
Mais um insólito que mostra como o mundo cada vez gira mais lentamente, e como os problemas do mau comportamento nas escolas não se passa só em Portugal.
João Mota CCC 1ºano
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=1707786
A livraria online Amazon.com tem na sua lista de livros electrónicos um guia para pedófilos, situação que está a indignar e gerar muitas críticas da parte dos utilizadores.
Guia para pedófilos na lista de e-books da Amazon
01h26m
A livraria online Amazon.com tem na sua lista de livros electrónicos um guia para pedófilos, situação que está a indignar e gerar muitas críticas da parte dos utilizadores.
foto DIREITOS RESERVADOS
Página da Amazon.com onde o guia está à venda
A obra em causa intitula-se "The Pedophile's Guide to Love and Pleasure" ("O Guia do Pedófilo para o Amor e o Prazer", em tradução livre), está apenas disponível em formato digital para o leitor de livros electrónico Kindle e custa 7,81 dólares (5,60 euros).
No editorial da obra lê-se: "Esta é a minha tentativa de tornar as situações pedófilas mais seguras para os jovens que estiverem envolvidos, estabelecendo certas regras para os adultos seguirem. Espero conseguir isto apelando ao melhor da natureza dos pedófilos, na esperança de que ao fazê-lo haverá menos ódio e talvez menos possibilidades de serem apanhados".
A edição oline de tecnologia "TechCrunch" salienta o mal-estar e revolta que a obra está a criar entre os utilizadores da Amazon.com, expressa nos comentários que são deixados na página - apelam ao boicote deste título e pedem que a Amazon.com o retire da sua lista de vendas.
Em comunicado, a livraria online defende-se referindo que "acredita ser censura não aceitar a venda de certos livros só porque nós ou outros acreditam que a sua mensagem é censurável".
"A Amazon não apoia ou promove actos de ódio ou criminais, no entanto, apoiamos o direito de cada um tomar as suas decisões individuais de compra", acrescenta.
Da tabela classificativa da obra, numa escala de 1 a 5 estrelas, 866 votos davam a nota mínima a este guia.
Esta noticia causa grande polémica a quem a lê, pois é extremamente despropositada. Um site de vendas com renome mundial a vender algo assim. Por muito que tentemos ser imparciais, a pedofilia é considerada crime em maioria dos países do mundo, e este é um livro que promove uma desordem mental grave.
Só por curiosidade, "alguns países permitem o relacionamento a partir de uma idade mínima (12 anos em Angola, Filipinas e México, 13 na Espanha e Japão, 14 no Brasil, Portugal, Itália, Alemanha, Áustria e China, 15 na França, Suécia, Dinamarca e Grécia, 16 em Noruega, Reino Unido e Holanda)"
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedofilia
João Mota CCC 1ºano
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=1707786
A livraria online Amazon.com tem na sua lista de livros electrónicos um guia para pedófilos, situação que está a indignar e gerar muitas críticas da parte dos utilizadores.
Guia para pedófilos na lista de e-books da Amazon
01h26m
A livraria online Amazon.com tem na sua lista de livros electrónicos um guia para pedófilos, situação que está a indignar e gerar muitas críticas da parte dos utilizadores.
Página da Amazon.com onde o guia está à venda. A obra em causa intitula-se "The Pedophile's Guide to Love and Pleasure" ("O Guia do Pedófilo para o Amor e o Prazer", em tradução livre), está apenas disponível em formato digital para o leitor de livros electrónico Kindle e custa 7,81 dólares (5,60 euros).No editorial da obra lê-se: "Esta é a minha tentativa de tornar as situações pedófilas mais seguras para os jovens que estiverem envolvidos, estabelecendo certas regras para os adultos seguirem. Espero conseguir isto apelando ao melhor da natureza dos pedófilos, na esperança de que ao fazê-lo haverá menos ódio e talvez menos possibilidades de serem apanhados". A edição oline de tecnologia "TechCrunch" salienta o mal-estar e revolta que a obra está a criar entre os utilizadores da Amazon.com, expressa nos comentários que são deixados na página - apelam ao boicote deste título e pedem que a Amazon.com o retire da sua lista de vendas. Em comunicado, a livraria online defende-se referindo que "acredita ser censura não aceitar a venda de certos livros só porque nós ou outros acreditam que a sua mensagem é censurável". "A Amazon não apoia ou promove actos de ódio ou criminais, no entanto, apoiamos o direito de cada um tomar as suas decisões individuais de compra", acrescenta. Da tabela classificativa da obra, numa escala de 1 a 5 estrelas, 866 votos davam a nota mínima a este guia.Esta noticia causa grande polémica a quem a lê, pois é extremamente despropositada. Um site de vendas com renome mundial a vender algo assim. Por muito que tentemos ser imparciais, a pedofilia é considerada crime em maioria dos países do mundo, e este é um livro que promove uma desordem mental grave.
Só por curiosidade, "alguns países permitem o relacionamento a partir de uma idade mínima (12 anos em Angola, Filipinas e México, 13 na Espanha e Japão, 14 no Brasil, Portugal, Itália, Alemanha, Áustria e China, 15 na França, Suécia, Dinamarca e Grécia, 16 em Noruega, Reino Unido e Holanda)"
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedofilia
João Mota CCC 1ºano: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=1707786
A livraria online Amazon.com tem na sua lista de livros electrónicos um guia para pedófilos, situação que está a indignar e gerar muitas críticas da parte dos utilizadores.
Guia para pedófilos na lista de e-books da Amazon
01h26m
A livraria online Amazon.com tem na sua lista de livros electrónicos um guia para pedófilos, situação que está a indignar e gerar muitas críticas da parte dos utilizadores.
Página da Amazon.com onde o guia está à venda. A obra em causa intitula-se "The Pedophile's Guide to Love and Pleasure" ("O Guia do Pedófilo para o Amor e o Prazer", em tradução livre), está apenas disponível em formato digital para o leitor de livros electrónico Kindle e custa 7,81 dólares (5,60 euros).No editorial da obra lê-se: "Esta é a minha tentativa de tornar as situações pedófilas mais seguras para os jovens que estiverem envolvidos, estabelecendo certas regras para os adultos seguirem. Espero conseguir isto apelando ao melhor da natureza dos pedófilos, na esperança de que ao fazê-lo haverá menos ódio e talvez menos possibilidades de serem apanhados". A edição oline de tecnologia "TechCrunch" salienta o mal-estar e revolta que a obra está a criar entre os utilizadores da Amazon.com, expressa nos comentários que são deixados na página - apelam ao boicote deste título e pedem que a Amazon.com o retire da sua lista de vendas. Em comunicado, a livraria online defende-se referindo que "acredita ser censura não aceitar a venda de certos livros só porque nós ou outros acreditam que a sua mensagem é censurável". "A Amazon não apoia ou promove actos de ódio ou criminais, no entanto, apoiamos o direito de cada um tomar as suas decisões individuais de compra", acrescenta. Da tabela classificativa da obra, numa escala de 1 a 5 estrelas, 866 votos davam a nota mínima a este guia.Esta noticia causa grande polémica a quem a lê, pois é extremamente despropositada. Um site de vendas com renome mundial a vender algo assim. Por muito que tentemos ser imparciais, a pedofilia é considerada crime em maioria dos países do mundo, e este é um livro que promove uma desordem mental grave.
João Mota CCC 1ºano: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=1707786
A livraria online Amazon.com tem na sua lista de livros electrónicos um guia para pedófilos, situação que está a indignar e gerar muitas críticas da parte dos utilizadores.
Guia para pedófilos na lista de e-books da Amazon
01h26m
A livraria online Amazon.com tem na sua lista de livros electrónicos um guia para pedófilos, situação que está a indignar e gerar muitas críticas da parte dos utilizadores.
Página da Amazon.com onde o guia está à venda. A obra em causa intitula-se "The Pedophile's Guide to Love and Pleasure" ("O Guia do Pedófilo para o Amor e o Prazer", em tradução livre), está apenas disponível em formato digital para o leitor de livros electrónico Kindle e custa 7,81 dólares (5,60 euros).No editorial da obra lê-se: "Esta é a minha tentativa de tornar as situações pedófilas mais seguras para os jovens que estiverem envolvidos, estabelecendo certas regras para os adultos seguirem. Espero conseguir isto apelando ao melhor da natureza dos pedófilos, na esperança de que ao fazê-lo haverá menos ódio e talvez menos possibilidades de serem apanhados". A edição oline de tecnologia "TechCrunch" salienta o mal-estar e revolta que a obra está a criar entre os utilizadores da Amazon.com, expressa nos comentários que são deixados na página - apelam ao boicote deste título e pedem que a Amazon.com o retire da sua lista de vendas. Em comunicado, a livraria online defende-se referindo que "acredita ser censura não aceitar a venda de certos livros só porque nós ou outros acreditam que a sua mensagem é censurável". "A Amazon não apoia ou promove actos de ódio ou criminais, no entanto, apoiamos o direito de cada um tomar as suas decisões individuais de compra", acrescenta. Da tabela classificativa da obra, numa escala de 1 a 5 estrelas, 866 votos davam a nota mínima a este guia.Esta noticia causa grande polémica a quem a lê, pois é extremamente despropositada. Um site de vendas com renome mundial a vender algo assim. Por muito que tentemos ser imparciais, a pedofilia é considerada crime em maioria dos países do mundo, e este é um livro que promove uma desordem mental grave.
João Mota CCC 1ºano: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=1707786
Peço desculpa, mas não consigo publicar aqui a noticia toda, por isso deixo o Link e o respectivo comentário.
É com desagrado que constato que o nosso mundo está em constante mutação, tanto a nível tecnológico, científico e mental. Ao longo dos tempos a mente humana tem evoluído, e o que era considerado tabu à uns anos atrás hoje já não o é. Neste caso em concreto, o livro está a promover uma desordem mental a nível sexual, que resulta na maior parte das vezes numa agreção dos menores, o que é imperdoável.
Só por curiosidade, "alguns países permitem o relacionamento a partir de uma idade mínima (12 anos em Angola, Filipinas e México, 13 na Espanha e Japão, 14 no Brasil, Portugal, Itália, Alemanha, Áustria e China, 15 na França, Suécia, Dinamarca e Grécia, 16 em Noruega, Reino Unido e Holanda)"
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedofilia
Gasolineira de Braga afixa imagens de ladrões
00h43m
Nuno Cerqueira
Gasolineira de Braga afixa imagens de ladrões
Gasolineira expõe imagens dos ladrões captadas pela videovigilância
É uma forma curiosa de mostrar a indignação face à onda de assaltos. Na estação de serviço "Pronto", numa das avenidas mais movimentadas de Braga, a montra tem um "álbum" com as fotos dos que já assaltaram o estabelecimento e só foram apanhados pela videovigilância.
Medida de alerta ou até mesmo factor de dissuasão, a verdade é que uma empresa do ramo dos combustíveis, com uma vasta rede de estações de serviço no Minho, decidiu colocar na vitrina de uma das suas lojas de conveniência, de apoio aos clientes que abastecem os seus veículos, as fotografias dos assaltos de que constantemente é alvo.
Situada na Avenida Padre Júlio Fragata, mesmo de frente para uma grande superfície comercial, a estação de serviço tornou-se uma espécie de "loja da tentação". "Arrombam o caixa automática das lavagens dos carros, um self-service, e levam as moedas", denunciou Jorge Rodrigues, um dos proprietários da estação de serviço que até está equipada com um moderno sistema de câmaras de vigilância, mas que, nem assim, vê o número de assaltos diminuir.
"Eles não querem saber e alguns até passam ali todos dias. Por causa de 15 euros acabam por me dar uma despesa de 1000 porque eles arrebentam com aquilo tudo", referiu o dono. Como se não bastassem os prejuízos dos arranjos do, também, "self-service dos ladrões", os furtos estendem-se à loja de conveniência. "Até fraldas levam", desabafou um dos funcionários, que revelou ainda que o maior número de assaltos se regista ao final da tarde.
Indignação
Na vitrina da loja são visíveis imagens de várias situações de furto. Um conjunto de fotografias mostram os assaltantes em acção. "Era um arraial de porrada por eles abaixo", comenta um cliente enquanto observa a "montra", indignado com o aumento da pequena criminalidade na cidade.
A PSP de Braga é sempre chamada ao local, mas este tipo de assaltos tem aumentado nos últimos dois meses. "Tenho lá as fotografias porque ao menos serve também para alertar os nossos clientes e a sociedade em geral. Vou ter que é mudar o sistema para fichas, ou seja, investir mais uma vez e até acabar por dar trabalho ao cliente que vai ter que se dirigir ao balcão da loja para comprar as fichas", explicou ao JN Jorge Rodrigues.
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Policia/Interior.aspx?content_id=1707819
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=18&id_news=478228
«eBay International Market» chega a Portugal.
Os cibernautas portugueses já podem fazer compras no eBay tratando dos negócios na sua língua mãe, através do novo serviço eBay International Market (eIM).
http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=37967
UMinho: Incêndio em pavilhão no campus universitário
http://sic.sapo.pt/online/noticias/vida/cientistas+do+cern+recriaram+o+momento+logo+apos+o+big+bang.htm
Cientistas do CERN recriaram o momento logo após o Big Bang
Os cientistas da Agência Europeia para a Investigação Nuclear (CERN) conseguiram recriar o momento seguinte ao da formação do Universo, o chamado Big Bang. É um passo de gigante para a ciência mas também um desafio para muitas convicções religiosas.
http://dn.sapo.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=1708170
Tribunal Europeu "chumba" direitos especiais na EDP
O Tribunal de Justiça da União Europeia pronunciou-se hoje no Luxemburgo contra os direitos especiais ('golden shares') detidos pelo Estado português na EDP (Energias de Portugal) e contestadas pela Comissão Europeia.
Abel Oliveira CAM
http://www.meiosepublicidade.pt/2010/11/12/jornalistas-da-radio-renascenca-e-publico-premiados/
"Jornalistas da Rádio Renascença e Público premiados"
Comboio dos Direitos e Há 243 mil famílias em Portugal sem acesso a contas bancárias foram os dois trabalhos vencedores do Prémio Nacional de Jornalismo no Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, atribuído pela Comissão Europeia.
A peça de Filomena Barros, sub-editora de Informação da Rádio Renascença, venceu na categoria audiovisual e conta a viagem de comboio de 600 crianças portuguesas, falando sobre os direitos das crianças em situações de risco. A peça foi transmitida no programa Princípio e Fim, no passado dia 20 de Junho.
Há 243 mil famílias em Portugal sem acesso a contas bancárias, da autoria do jornalista do Público Luís Villalobos, ganhou na categoria de jornalismo escrito/online.
Edmundo Martinho (coordenador nacional do AECPES), Ana Rita Moura (representação da Comissão Europeia em Portugal), Fernanda Freitas (embaixadora do AECPES), Ricardo Rodrigues (vencedor em 2009 do prémio de jornalismo Pela Diversidade. Contra a Discriminação e jornalista freelancer) e Sérgio Aires (representante da Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal) foram o júri nacional.
Os vencedores nacionais concorrerem agora ao Prémio Europeu, atribuído também nas duas categorias, que serão conhecidos em Dezembro
Juliana Moreira - CCC
Passos Coelho fala na necessidade do estímulo económico e da criação de emprego
O líder social-democrata, Pedro Passos Coelho, alertou os portugueses para o facto da economia ter um crescimento negativo para o próximo ano, dado que as medidas de austeridade adoptadas pelo Governo, têm um carácter "recessivo". Passos Coelho encontrava-se em Porto Salvo, concelho de Oeiras, na conclusão de uma visita ao Instituto de Soldadura e Qualidade, a propósito das previsões da OCDE.
Questionado à cerca da diferença entre os valores de crescimento previstos pela OCDE para 2011, -0,2%, e pelo Governo, 0,2%, o presidente do PSD respondeu que a maioridade das instituições está a par do facto que as medidas de austeridade aplicadas no país têm um "potencial recessivo" e que a economia não cresce nos sectores necessários.
Informou ainda que no próximo ano, os portugueses devem esperar uma "contracção do produto", declarando contudo, de forma optimista, que "ás vezes é preciso dar um passo atrás para se dar dois passos à frente.
Passos Coelho sublinha a prioridade da criação de emprego e do crescimento da economia nacional, caso contrário, Portugal estará a braços com crises externas, impossibilitando, por este caminho, o reembolso da dívida contraída no exterior.
Quanto aos valores previstos pela OCDE em relação ao desemprego, Pedro Passos Coelho, classifica como "previsíveis".
O líder do PSD, realça a importância de criar bases sólidas na economia, para que esta possa dar sinais de credibilidade e crescimento, tanto a nível nacional como internacional,bem como a criação de postos de emprego nos mais variados sectores. Estas são, deste modo, as reformas estruturantes que o presidente do PSD quer ver serem tomadas.
Movimento quer fazer do sobreiro a árvore nacional de Portugal.
http://ecosfera.publico.pt/biodiversidade/Details/movimento-quer-fazer-do-sobreiro-a-arvore-nacional-de-portugal_1467116
As organizações Árvores de Portugal e Transumância e Natureza (ATN) lançaram um movimento para que o sobreiro, Quercus suber, seja considerado a Árvore Nacional de Portugal, tal como já acontece noutros países. Está presente em todo o território e tem um elevado valor social, cultural e económico.
O objectivo desta iniciativa tem a ver com uma maior preservação desta árvore e dos montados de sobro, importantes pela sua biodiversidade, pelo papel que desempenham no combate à desertificação do solo e, ainda, pelo grande valor económico que representam através da exploração da cortiça. Segundo os responsáveis pela iniciativa, o país produz cerca de 200 mil toneladas de cortiça por ano, mais de 50 por cento do total mundial.
A Coreia do Norte lançou dezenas de obuses sobre a sua vizinha, a Coreia do Sul, numa resposta à "provocação militar sul-coreana".
Ao que tudo indica, a Coreia do Sul terá disparado vários obuses às águas territoriais da República Popular da Coreia, tendo, por seu turno, respondido da mesma forma, através de "decididas medidas militares". Já o Ministério da Defesa da Coreia do Sul, nega as informações tecidas pela Coreia do Norte, invertendo os argumentos, assegurando que a Coreia do Norte é que terá disparado granadas de morteiro contra uma ilha na Coreia do Sul, provocando 2 mortos e 18 feridos, desencadeando posteriormente uma resposta militar por parte de Seul.
Este episódio militar, vem assim, hostilizar ainda mais as relações diplomáticas de ambos os países, relações essas que praticamente nunca existiram desde a sua divisão, aquando da Guerra Fria.
Coreia do Sul promete «retaliação» contra Coreia do Norte
O presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, disse que iria responder aos disparos de artilharia da Coreia do Norte contra o seu território «através da acção». O chefe de Estado descreveu como da maior gravidade os ataques indiscriminados contra civis e assegurou que a resposta será mais do que «administrativa».
«Ataques irresponsáveis contra civis da Coreia do Sul não são toleráveis, especialmente quando a Coreia do Sul está a fornecer ajuda humanitária à Coreia do Norte, disse o presidente, citado pela agência sul-coreana Yonhap. «Os nossos militares deverão demonstrar isto através da acção em vez de uma resposta administrativa».
Myung-bak salientou que «a provocação desta vez pode ser considerada como uma invasão do território da Coreia do Sul». «Dado que a Coreia do Norte mantém uma postura ofensiva, penso que o Exército, a Marinha, e a Força Aérea, devem unir-se e retaliar contra a provocação com poder de fogo multifacetado», sublinhou ainda.
A Coreia do Norte realizou cerca de uma centena de disparos de artilharia contra a ilha de Yeonpyeong, onde vivem cerca de 1600 pessoas e onde está instalada uma base militar.
Estas acções saldaram-se na morte de dois fuzileiros sul-coreanos e em ferimentos em mais de uma dezena. Foram feridos ainda três civis.
Yeonpyeong fica situada imediatamente a sul do paralelo que divide as duas Coreias desde o armistício quer colocou fim às hostilidades da guerra entre 1950 e 1953.
Numa primeira resposta a estes disparos, as forças da Coreia do Sul dispararam cerca de 80 tiros de artilharia contra zonas costeiras da Coreia do Norte.
Será que está iminente o perigo de uma nova guerra?
Enviar um comentário